Grande parte da Bahia amanhece sem polícia nesse sábado


Policiais Militares protestaram em Ilhéus, ao gritos de a "PM parou".
Na noite de ontem (18), Policiais Militares protestaram em Ilhéus, ao gritos de a “PM parou”. Foto Odailson Aranha.

Mesmo com o pedido de Marcos Prisco, divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo, para que não haja greve em retaliação a sua prisão, policiais em todo o estado cruzaram os braços e se aquartelaram nas companhias e batalhões.

Ainda não se sabe o tamanho do aquartelamento, mas o objetivo é mostrar que a PM baiana está insatisfeita com a forma que foi feita a prisão de Marcos Prisco, na tarde de ontem (19) pela policia federal.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia assegura, que não participou da operação de cumprimento do mandado de prisão do vereador de Salvador, Marcos Prisco Caldas Machado. Segundo a SSP a ação de prisão atendeu pedido do Ministério Público Federal e foi executada pela Polícia Federal.  A decisão foi tomada pela Justiça Federal, no último dia 15 de abril e se refere a diversos crimes praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012.

Mas o Vice-presidente da Aspra, Fábio Brito, por intermediu da rede social, acusou a secretaria de Segurança Pública da Bahia, de ter pedido por intermédio do relatório de inteligência sobre o número 9500/2014, a prisão de Prisco. “É só ler a fundamentação do decreto prisional. A representação foi efetuada no dia 13/04/2014”, afirmou.

Na noite de sábado, policiais Militares fizeram uma caminhada pela Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, onde está sendo realizado o evento Festival Aleluia Ilhéus, em protesto a prisão de Prisco.

Os policiais de Ilhéus se aquartelaram e na noite de ontem (18), nenhuma viatura foi vista nas ruas , apenas três viaturas do Exército percorrendo o centro e zona norte da cidade.