Ministério vai indenizar agricultores para deixarem “terras indígenas” no sul da Bahia


Deputado Yulo Oiticica com o cacique Babau
Deputado Estadual Yulo Oiticica (PT), que apoia a luta indígena, com o cacique Babau

O Ministério da Justiça, através do assessor do ministro José Eduardo Cardozo, Marcelo Veiga, anunciou o início do pagamento das indenizações aos agricultores instalados nas “terras indígenas”, em Buerarema, no sul da Bahia. O processo terá início em maio. O anúncio foi feito por Veiga em uma reunião, ontem, em Brasília, com o cacique Babau, da tribo Tupinambá.

 O cacique Babau, que foi recebido também por representantes da FUNAI, ressalta que o início das indenizações é apenas o primeiro passo para pacificar a região de quase 48 mil hectares. Segundo o líder indígena, as chamadas “indenizações de boa fé”, não serão suficientes para resolver definitivamente a situação de conflito em que vivem os índios e agricultores instalados na área.

 “As indenizações de boa fé são para aqueles agricultores que comprovem ter a posse da terra, o que certamente não inclui todos os que invadiram nossas terras, mas já é um começo de um processo que traga a paz para o nosso povo”, disse o cacique.

No próximo dia 24, a convite do Papa Francisco para participar do processo de canonização do Padre Anchieta, considerado o apóstolo do Brasil. Representando a tribo que recebeu os primeiros jesuítas, o cacique está levando consigo o pedido para que o Papa Francisco interceda na causa das terras de Buerarema e de outras questões indígenas no país.

* Notícia enviada pela assessoria de imprensa do deputado federal Yulo Oiticica (PT)