Deputada comemora construção da nova ponte do Repartimento


A nova ponte, construída sobre o Rio Santana, tem uma extensão de 24 metros e foi construída em uma base de concreto e estrutura de ferro, capaz de suportar veículos de grande porte.
A nova ponte, construída sobre o Rio Santana, tem uma extensão de 24 metros e foi construída em uma base de concreto e estrutura de ferro, capaz de suportar veículos de grande porte.

A nova ponte do repartimento, na BR-251, que liga Ilhéus a Buerarema, passando por vários distritos e povoados, já foi concluída e está em pleno funcionamento, beneficiando milhares de famílias. A solicitação da construção da nova ponte foi feita pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) ao Governo do Estado, através do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), atendendo a um apelo de agricultores, trabalhadores rurais e estudantes que diariamente tinham que utilizar a velha ponte, correndo riscos de acidentes.

A nova ponte, construída sobre o Rio Santana, tem uma extensão de 24 metros e foi construída em uma base de concreto e estrutura de ferro, capaz de suportar veículos de grande porte, como ônibus e caminhões que transportam mercadorias. A deputada estadual Ângela Sousa explica que esse novo acesso pode parecer para alguns um obra pequena, mas significa muito para as pessoas que diariamente tinham que por essa estrada. “Estou muito feliz e ver que essa obra foi realizada. Nosso desafio agora é continuar cobrando o asfaltamento desse trecho da rodovia BR-251, como fizemos recentemente em uma audiência com o Ministro dos Transportes, um sonho antigo dos moradores e agricultores dessa região”, complementou a deputada estadual.

De acordo com Ângela Sousa, a nova ponte faz parte de uma antiga reivindicação dos pequenos produtores e moradores da região do Repartimento e adjacências que sofriam com os perigos da antiga estrutura de madeira. A ponte anterior era estreita, sem proteção e oferecia riscos aos moradores. O perigo era tão grande que muitos moradores tinham medo de passar pelo local. Produtores reclamavam dos riscos de caminhões tombarem, já que a velha ponte já não tinha condições de suportar veículos de grande porte. Com a nova ponte será possível oferecer muito mais segurança e comodidade para esta comunidade.

O presidente da Associação dos Assentados Conceição II, Sidney Oliveira, comemorou a implantação da nova ponte e disse que a partir de agora será possível transportar a produção agrícola de forma muito mais segura. Ele também falou dos riscos da ponte anterior e disse que os estudantes e moradores, de um modo geral, vão poder se deslocar para o centro da cidade de forma muito mais segura. Já a presidente da Associação de Moradores e Agricultores de Cururutinga, Rosália Lindinberger, fez questão de mostrara precariedade e os riscos da ponte anterior e agradeceu à deputada estadual Ângela Sousa pelo empenho para conseguir, junto ao Derba, a implantação da nova ponte do Repartimento.