Documentos descobertos pela Operação Lava Jato podem trazer problemas para o prefeito Jabes Ribeiro e cúpula do PP na Bahia


Deputado Mario negromonte e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, no olho do furacão.
Deputado Mario Negromonte e o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro estão no olho do furacão.

As primeiras informações obtidas pela Polícia Federal, no exame da agenda do diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, revelam um pequeno trecho do propinoduto que o preso operava na estatal, tendo de um lado corruptores, do outro, corruptos e ele, ao centro, fazendo a integração entre as duas partes do empreendimento criminoso.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa é suspeito de participar de um esquema de corrupção na estatal e alvo da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Dentre as empresas citadas, está a UTC engenharia, constando ao seu lado a informação “já está colaborando”.

exclusivoEm 2013, surgiu a denúncia do lobista João Augusto Henriques, de que para fazer negócios com a Petrobras, empresários precisavam pagar pedágio. Hoje está ai o escândalo, de proporções gigantescas, envolvendo políticos de vários partidos.

A UTC Engenharia, que presta serviço a Petrobras, também aparece na denúncia do lobista João Augusto Henrique.

Pois bem: em 2012, ela doou 100 mil reais para a campanha do então braço direito do ex-ministro e deputado federal Mario Negromonte (PP). Mas, acredite, a ajuda atinge o ex- deputado federal e secretário estadual do PP estadual da Bahia, Jabes Ribeiro, que acabou se elegendo pela quarta vez prefeito de Ilhéus, uma das principais cidades da Bahia e base dos caciques do PP para a reeleição, foi beneficiado pela empresa.

Jabes Ribeiro por intermédio do Comitê Financeiro,  recebeu 100 mil reais da UTC.
Jabes Ribeiro por intermédio do Comitê Financeiro, recebeu 100 mil reais da UTC. Basta clicar na imagem para ver maior.

Em 2010, a UTC engenharia doou 200 mil reais para o comitê distrital do PP (Bahia), que foram repassados como doação de comitê a outros candidatos do PP na Bahia. Também a UTC doou ao PP nacional mais de R$ 600 mil reais, durante campanha em 2010.

Em uma matéria à revista Veja, recentemente sobre o atual escândalo envolvendo o doleiro Alberto Youssef – preso há três semanas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, trás a informação de que entre as relações de beneficiários do esquema, estariam ainda parentes do ex-ministro das Cidades.

A UTC engenharia foi a maior doadora de Campanha, do então candidato a reeleição Jaques Wagner, com o valor de 2,4 milhões.

Sem fazer qualquer julgamento, tudo indica que as investigações da gestão do baiano José Sérgio Gabrielli na Petrobras, trarão ingredientes bem apimentados, do jeito que os baianos gostam.