Ilhéus : Aluno tem que comer em 20 minutos dois quilos de biscoito e um quilo de frango.


Vereadores Alisson Mendonça e Lukas Paiva no TCM. Foto arquivo.

Em Ilhéus não falta merenda escolar na rede municipal de educação, o problema é que compraram muito além do necessário. Durante a sessão de terça- feira (8), o vereador Alisson Mendonça (PT), levou ao plenário da câmara denúncias sobre um provável superfaturamento da aquisição de produtos alimentícios, para a merenda escolar.

Foram gastos R$ 1.783.000,00 (um milhão setecentos e oitenta e três mil) na aquisição desses produtos.

O vereador Lukas Paiva (PMN) e Alisson Mendonça, descobriram, em suas idas ao Tribunal de Conta dos Municípios, aberrações comparativas com a quantidade de produtos da merenda escolar e o número de aluno da rede municipal de educação.

Em bate papo com o Blog Agravo, o vereador Alisson relembrou que segundo os números, colhidos no TCM, uma criança em 20 minutos teria de comer dois quilos de biscoito e um quilo de frango, todos dias do ano letivo.

Outra aberração é aquisição de 19 mil litros de iogurtes, sem que o município não tenha nem local apropriado para estocar.

“A indícios de que a merenda escolar não está parando no prato da merenda escolar dos alunos.”, lembrou Alisson.

O vereador Lukas Paiva (PMN), lembrou a compra de uma tonelada de sal e ironicamente salientou que consumo de sal em excesso, pode aumentar o risco dos alunos sofrerem hipertensão arterial, especialmente no caso de terem excesso de peso.

O levantamento foi encaminhado ao CAE- Conselho de Alimentação Escolar do município na última semana. Alguns conselheiros se mostraram perplexo com os números. Segundo informações colhidas pelo Blog Agravo, um relatório está sendo elaborado pelo CAE e deve ser divulgado no próximo dia 16, e posteriormente encaminhada as autoridades competentes, caso se comprove as denúncias.

O vereador Alisson Mendonça, sugeriu a câmara e vai protocolar um pedido de CEI – Comissão Especial de Inquérito para chamar os responsáveis pela merenda escolar. Ao Blog Agravo ele afirmou que a abertura da CEI, oportuna aos responsáveis pela merenda escolar dá uma explicação plausível para tanto exagero.

Confira a denúncia do vereador Alisson Mendonça no plenário da câmara:

Vídeo do Instituto Nossa Ilheus