Trabalhadores da Construção Pesada podem decretar Greve Geral em todo Estado a partir de quinta-feira (10)


A greve geral da categoria atingirá as principais obras do estado, entre elas, o Metrô de Salvador, Consórcio Imbuí, Duplicação da Pinto Águiar, Via Bahia, Consórcio 093, Parque Eólico, Ferrovia, Montagem Industrial, Obras de Terraplanagem, entre outras.
A greve geral da categoria atingirá as principais obras do estado, entre elas, o Metrô de Salvador, Consórcio Imbuí, Duplicação da Pinto Águiar, Via Bahia, Consórcio 093, Parque Eólico, Ferrovia, Montagem Industrial, Obras de Terraplanagem, entre outras.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (SINTEPAV) entregou ao SINICON, a pauta de reivindicações da categoria para a data base de 1º de março.  Decorridas oito rodadas de negociações diretas, houve mediação na Superintendência do Trabalho e Emprego (SRTE), mas as partes não chegaram a um acordo.

Como prova de maturidade e, ainda, em face do comprometimento dos trabalhadores com o cronograma de importantes obras, o SINTEPAV buscou negociação nas diversas instâncias com o objetivo de compor com o Sindicato patronal visando evitar o conflito.  Lamentavelmente não houve acordo e os trabalhadores definiram deflagrar greve por tempo indeterminado em todo o Estado, conforme noticiado em publicação de edital. As assembleias ocorrerão simultaneamente em todo o estado da Bahia, nesta quinta-feira (10), a partir das 06h. Em Salvador, as assembleias acontecem nos canteiros de obras do Metrô, Consórcio Imbuí, Duplicação da Pinto Aguiar, entre outras obras.

O Sintepav lamentou a posição do Sinicon de não chegar a um acordo, levando os trabalhadores a Greve. No momento que vivemos problemas na geração de Energia, na mobilidade urbana, da necessidade de ter o estaleiro concluído para iniciar operações, ajudando o desenvolvimento econômico da Bahia, a atitude de setores do empresariado que pensa no lucro instrumental em detrimento dos interesses dos trabalhadores e da Bahia, é deplorável.  A paralisação poderá comprometer o calendário de entrega de importantes obras com prejuízos para a população, cuja responsabilidade é dos empresários.

Assim, considerando tais circunstâncias e o novo ambiente político, econômico e social brasileiro, os trabalhadores querem um resultado da negociação que seja distributivo da riqueza e que valorize socialmente o trabalho. Entendemos o nosso papel e desejamos um acordo equilibrado e justo, que resulte no avanço do direito.

Principais reivindicações:

Reajuste Salarial de 10%
Cesta básica R$ 300,00
Horas extras 60% de segunda a sexta, 100% aos sábados e 130% aos domingos e feriados
Assistência Médica para empregados e dependentes
PLR
Segurança e Saúde no Trabalho
Negociação da Tabela salarial por função