Prédio do Ministério do Trabalho, em Ilhéus, continua abandonado e estrutura comprometida.


Do Jornal do Radialista

O imóvel que se encontra instalado na Rua Joana Angélica, no centro da cidade.
O imóvel que se encontra instalado na Rua Joana Angélica, no centro da cidade.

O prédio da Gerência Regional do Trabalho, em Ilhéus, continua se acabando por falta de atenção das autoridades competentes. O imóvel que se encontra instalado na Rua Joana Angélica, no centro da cidade, foi inaugurado em 1979 e nesses 35 anos apenas foram feitos alguns reparos elétricos, hidráulicos, colocação de divisórias e pintura. Em 2013 por pressão dos próprios servidores locais, já sem condições na estrutura física, a superintendência estadual do órgão em Salvador, autorizou interditar o prédio para reforma.

Desde outubro de 2013 a gerência em Ilhéus transferiu-se para uma residência locada na Av. Canavieiras, ao custo de quase R$ 10 mil ao mês, num contrato firmado por dois anos, renovável.

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) é um órgão mantido pelo governo federal. Sua função é discutir questões como as políticas necessárias para a criação de empregos e a geração de renda, auxílios ao trabalhador, como Seguro Desemprego, fazer evoluir as atuais relações de trabalho, fiscalizar e aplicar as devidas sanções, promover uma política salarial, promover formação e desenvolvimento para os trabalhadores, assim como garantir a segurança e a saúde no trabalho, informações, cálculos trabalhistas e homologações.

A gerência local disponibiliza hoje cerca de 20 servidores, entre gerente, fiscais, administrativos e estagiários. Ainda conta com serviços terceirizados de limpeza e segurança. O órgão em Ilhéus é responsável pela fiscalização de 40 cidades. Segundo informações obtidas por prepostos da superintendência, na Carlos Gomes, em Salvador, por enquanto o prédio ficará sem nenhuma manutenção, pois a alegação de superiores é a falta de recursos. Depois de seis meses, o Ministério do Trabalho sequer publicou o edital de licitação.