Canavieiras : Câmara convoca e secretária expõe os avanços da educação


A secretária Municipal da Educação de Canavieiras, Emília Cristina Augusto dos Santos na câmara de vereadores.
A secretária Municipal da Educação de Canavieiras, Emília Cristina Augusto dos Santos na câmara de vereadores.

A secretária Municipal da Educação de Canavieiras, Emília Cristina Augusto dos Santos, atendeu à convocação do Poder Legislativo e nesta terça-feira (1º) apresentou aos vereadores um balanço das ações da sua Pasta. Segundo a professora Emília Cristina, o resgate da credibilidade junto aos pais de alunos e a comunidade é um dos feitos mais comemorados pelos profissionais da Rede Municipal da Educação de Canavieiras.

No entender da secretária Emília Cristina Augusto dos Santos, muito ainda há o que ser feito neste segmento e o Governo da Reconstrução tem dedicado atenção especial à Educação, considerada uma das prioridades da Administração pela importância na formação de cidadãos. “Essa sempre foi uma preocupação do prefeito Almir Melo e temos muitos resultados positivos a apresentar”, informou.

A Secretária da Educação respondeu aos questionamentos dos vereadores e disse que avanços podem ser notados nas escolas da sede e do interior do município, não só com a ampliação do número de matrículas – que superou as expectativas –, mas na qualidade do ensino. Para isso, diversas ações foram empreendidas para formular uma nova proposta pedagógica na Rede Municipal de Ensino.

Entre essas ações merecem destaque a contratação de profissionais especializados para prestar assessoramento e capacitação de gestores e professores e realizado um amplo diagnóstico nos corpos docente e discente e nas condições físicas das escolas. Esse trabalho possibilitou conhecer a realidade e implantar as mudanças necessárias ao novo processo pedagógico.

Educação responsável – Proporcionar as condições necessárias para a prática do ensino-aprendizagem foi uma das primeiras providências adotadas pela Secretaria da Educação, no sentido de oferecer instalações físicas dignas e confortáveis, aos alunos e professores. Paralelamente às ações de organização, em parceria com a Secretaria de Obras, foi criado um programa de recuperação das condições físicas das escolas atuais e a implantação de novas salas de aula.

Nas comunidades do interior a presença da educação era praticamente inexistente e, em algumas localidades, os alunos eram matriculados e estudavam em colégios de outros municípios. Segundo a professora Emília Cristina, o transporte escolar, quando existia, era bastante precário e os alunos perdiam o dobro do tempo que passavam em sala de aula com intermináveis e desconfortáveis viagens. Para transformar a realidade perversa de antes, diversas medidas foram adotadas no sentido de manter os alunos estudando o mais próximo de sua comunidade.

O vereador Jorge Garcia confirmou as mudanças empreendidas no transporte escolar e disse que era testemunha da irresponsabilidade praticada na gestão anterior, quando os alunos eram obrigados a subir em carros sem quaisquer condições de tráfego. “Os veículos de antes não tinham condições de levar qualquer tipo de mercadoria, mas eram destinados a transportar alunos”, confirmou.

Questionada sobre a merenda escolar, a secretária da Educação explicou que a merenda escolar servida hoje nas escolas da rede municipal é de qualidade e que segue um cardápio elaborado por nutricionistas. Emília frisou que como é professora municipal, testemunhou a realidade anterior e tomou os devidos cuidados para que a situação não se repetisse na gestão atual.