Os velhos problemas com estacionamento de carretas em Ilhéus


Aglomeração de carretas na Cidade Nova.
Aglomeração de carretas na Cidade Nova.

Moradores da Rua Tobias Barreto, Av. Marcos Paiva, no bairro Cidade Nova, estão na bronca com a Setrans – Superintendência de Trânsito , por falta da fiscalização de estacionamento com carretas, fechando garagens, além de diminuir o espaço para tráfego dos veículos de passeio.  Outro problema é prostituição que se multiplica no local.

O que chama atenção é que em Ilhéus existe um Porto Seco, situado no quilômetro 13 da rodovia Jorge Amado, BR-415, com área total de 18 mil metros quadrados, o equipamento que tem como finalidade regularizar o transporte de produtos diversos, oriundos de várias partes do estado para embarque no Porto Internacional do Malhado, visando diminuir o impacto das carretas dentro da cidade.

O Porto Seco da Petrobrás, na BR-415.
O Porto Seco da Petrobrás, na BR-415. Foto José Nazal

O porto seco foi construído em 2004, sendo finalizado em 2005, com gastos que chegam a mais de 2 milhões, sendo o terreno dado em  contrapartida pelo município a Petrobrás, que cedeu o antigo terminal tanqueiro, situado no bairro Cidade Nova e também patrocinou os serviços de recuperação do antigo cabaré Bataclan, na avenida 2 de Julho, centro histórico.

Mas infelizmente, o Porto Seco se encontra em péssimo estado, praticamente inutilizável. O que chama mais atenção é que a área vai ser usada pelo governo da Bahia, para a construção do novo Hospital Regional.

O Porto Seco é mais um instrumento importante sendo desativado em Ilhéus.