Ilhéus : Pacientes denunciam descasos em atendimentos na Maternidade Santa Helena


Senhora Cleudes com sua filha Vanusia, apresentando distensão abdominal, esperando atendimento na Maternidade.Foto de Nathally Felix.
Senhora Cleudes com sua filha Vanusia, apresentando distensão abdominal, esperando atendimento na Maternidade. Foto de Nathally Felix.

Em menos de 24 horas nossa redação recebeu duas denúncias graves, sobre o tratamento desumano por parte de funcionários (a) da maternidade Santa Helena (Hospital São José).

Nesta quinta-feira (27), a senhora Cleudes foi obrigada a procurar ajuda no posto de saúde da Conquista, para socorrer sua filha de nome Vanusia, que há cinco dias deu a luz a uma criança, mas acabou no pós parto apresentando distensão abdominal, cujo o incomodo a estava impedindo de comer, se locomover e até respirar. Mesmo assim foi liberada pelo médico Dr. Carlos Lira, com uma requisição de ultra-sonografia. Onde o procedimento certo seria o encaminhamento, ainda internada a um especialista para análise da enfermidade.

Levada novamente a maternidade, por intermédio, de uma equipe do posto de saúde que se mostrou preocupada com a situação, Vanusia esbarrou na má vontade de uma funcionária, que dificultou o acesso ao obstetra plantonista, tendo que ir dá entrada no Pronto socorro, sendo atendida adequadamente.

Já na última sexta-feira (21), uma leitora do Blog deu entrada na maternidade Santa Helena com descolamento na placenta e perdendo muito sangue, sofreu, presenciou deboche e péssimo tratamento.

“A parteira do sábado (22), que desconheço o nome, tratou todas as mulheres grávidas que lá estavam, sentindo dores muito fortes e com sangramentos, com arrogância e cinismo sem igual. Eu estava com descolamento na placenta e perdendo muito sangue, estava deitada com muita dor, cheguei ao ponto de me contorcer e ela veio a mim e disse: Levante agora, isso ai é pra quem chegar com trabalho de parto, sendo que foi outra enfermeira que tinha mandado eu me deitar. Continuei deitada, pois estava com muita dor e sangramento forte e ela perguntou novamente: você está surda? Levante logo! Não tive reação, pois me encontrava em estado mal”. Salientou a leitora.

A paciente também lembra o atendimento do médico obstetra de plantão no sábado. “Tratou-me pior do que um animal sujo sarnento. Porque será que todas as mulheres que estavam lá receberam esse tratamento? Inclusive eu? Todas eram do SUS. Sistema único de saúde… Ora, pois todas que tinham convênios eram tratadas como rainhas. Dr. Carlos Alberto Sampaio Pithon, ao me atender agiu como o pior de todos os homens. Eu estava perdendo muito sangue, ele fez o toque e o meu feto desceu, ao ver aquela cena, chorei muito, pois nunca tinha passado por aquilo e estava com muita dor, ele virou pra mim e disse em alto e bom som: Largue de presepada e levante logo, pois tem muita gente pra ser atendida, vamos, vamos, levante logo!”

Não poderiam ser diferentes, os dois casos o atendimento foi pelo SUS- Sistema Único de Saúde. Cadê o conselho de saúde de Ilhéus?

O espaço está aberto para a direção da maternidade, ou médicos citados que possam dá suas versões.