Convênio irá ampliar atendimento do INSS em postos da Rede SAC


sacUm convênio assinado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) ampliará o atendimento do órgão em postos e Pontos Cidadão da Rede SAC. O acordo, formalizado na tarde desta terça-feira (25), prevê um cronograma de atividades para implantação de 15 unidades do INSS Expresso, modelo compacto de atendimento. O serviço já é prestado no SAC Candeias, a 172 quilômetros de Salvador.

No INSS Expresso serão oferecidos 22 serviços de baixa complexidade, como atualização de endereços dos beneficiários e emissão de extratos de pagamentos de benefícios. O modelo visa resolver as demandas mais simples dos segurados e orientar o cidadão a usar corretamente os serviços que o órgão disponibiliza na internet, por meio da Agência Eletrônica da Previdência Social. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento 135 – os serviços do INSS Expresso também estão disponíveis no site do SAC.

“O objetivo da parceria é ampliar o atendimento do INSS no SAC para os cidadãos incluídos no sistema geral de previdência social”, explica o secretário da Administração em exercício, Edelvino Góes. Ele adianta que ainda está previsto o estabelecimento de um segundo convênio para diversificar os serviços oferecidos pelo INSS no SAC Servidor – central de atendimento específica para o funcionalismo estadual baiano.

Segundo o chefe do Serviço de Atendimento do INSS, Luiz Cláudio Sena, uma reunião entre as equipes técnicas do órgão e do SAC, prevista para a próxima semana, definirá o cronograma. “O processo de implantação considera duas vertentes – a preparação das condições físicas e a capacitação dos recursos humanos, com módulos teórico e prático, e monitoramento semanal de técnico do INSS”.

De acordo com ele, “nosso objetivo é dar oportunidade ao cidadão de obter informações da previdência em sua comunidade. O apoio do SAC é importante em função da abrangência no estado”. O convênio assinado cobrirá inicialmente as cidades de Alagoinhas, Inhambupe e Olindina, no interior; Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS); e a capital, com atendimento nos postos do Shopping Barra, Cajazeiras, Comércio, Shopping Bela Vista, Liberdade, Shopping Paralela, Pau da Lima, Periperi, Pernambués e Salvador Shopping.