II Encantar abre inscrições para apresentação de Corais grapiúnas


I Encantar - Coral da UESC - Foto Ascom
I Encantar – Coral da UESC – Foto Ascom

A segunda edição do Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas volta a reunir coristas, músicos e amantes da música, em um evento de três dias, em maio. Além do Circuito de Aprimoramento Musical, no qual serão oferecidas oficinas gratuitas com nomes reconhecidos da música de coral na Bahia, será realizado um show com apresentação de sete corais, no dia 23 de maio, na Universidade Estadual de Santa Cruz. Grupos das cidades de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí, Buerarema e Uruçuca já podem se inscrever na seleção que vai escolher os corais que se apresentarão no evento. As inscrições acontecem até o dia 11 de abril e podem ser realizadas preenchendo o formulário no link: http://ow.ly/uFoMN

Após o período de inscrição, os corais inscritos passarão por uma curadoria especializada e serão selecionados de acordo com critérios de representatividade do coral, análise técnica estrutural, análise de técnica vocal e mérito artístico. O resultado da seleção será divulgado dia 15 de abril, no site www.encantargrapiuna.blogspot.com.br. Depois de selecionados, os corais devem ensaiar quatro músicas para serem apresentadas no show.

“O Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas é um evento pioneiro e único em termo de aprimoramento e fortalecimento da música/prática coral no Litoral Sul e faz um recorte para atender a grupos da região grapiúna. O objetivo é promover e divulgar o trabalho dos grupos e a integração cultural entre essas cidades, valorizando a arte musical regional”, esclarece o idealizador do projeto, o maestro Antonio Melo. Ele esclarece, ainda, que a curadoria do evento visa selecionar um coral por cidade. Não havendo coral inscrito ou selecionado de um determinado município, outra cidade poderá ter mais de um coral representando-a, de acordo com a classificação geral.

O II Encantar é apoiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital Setorial de Música, financiado pelo Fundo de Cultura. Além de levar ao palco os sete corais selecionados, promove também o Circuito de Aprimoramento Musical, no qual serão oferecidas três oficinas gratuitas, com 20 vagas cada. As aulas serão ministradas por grandes nomes da música de coral: Teoria Musical I, com o maestro Antônio Melo, de Ilhéus; Prática de Regência, com o maestro Luiz Moreira, da Universidade Federal da Bahia; e Técnicas para Aprimoramento do Canto Coral, com a doutora em fonoaudiologia e cantora Acenísia Azevedo, de Salvador. O Circuito acontece dias 24 e 25 de maio, das 8h às 17h, em local a ser divulgado. As inscrições serão gratuitas e acontecem a partir do dia 19 de abril.

O II Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas tem apoio da UESC. O evento é uma realização da Vejo Arte Soluções Culturais e conta com a Produção de Ruy Penalva e a Direção Artística de Adriana Albuquerque.

Homenagem a Caymmi

O centenário de nascimento do saudoso cantor, compositor e violonista, Dorival Caymmi – celebrado em 30 de abril – será lembrado no evento. Para homenagear o artista, os sete corais finalizam a noite do show do II Encantar com uma música surpresa que será executada em conjunto. “Será uma noite memorável! Os corais sempre cantam músicas de Caymmi, portanto, é mais do que pertinente homenagear aquele que foi e é um dos maiores propagadores do jeito baiano de viver e de fazer música”, explica a diretora artística do Encantar, Adriana Albuquerque.

Integração de Corais Grapiúnas

O Encantar – Encontro de Corias Grapiúnas aconteceu pela primeira vez em 2012, em Ilhéus. Cerca de 500 pessoas assistiram ao show no Teatro Municipal e mais  20 participaram da oficina “Técnicas para Canto Coral”, com Acenísia Azevedo, na Fundação Cultural. Na ocasião, o projeto foi apoiado através da 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Percebendo o interesse do público na primeira edição do evento e a necessidade de ampliá-lo para garantir a participação de mais corais de toda a região grapiúna, será realizado o II Encantar. Além de  promover e divulgar o trabalho dos grupos, o evento, mais uma vez, possibilita a integração cultural entre essas cidades, valorizando a arte musical regional.

Serviço

Inscrições para seleção de corais que participarão do show do II Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas: 20 de março a 11 de abril

Pelo e-mail: [email protected]

Mais informações: www.encantargrapiuna.blogspot.com.br