Bahia : Novos ferries dobrarão capacidade de transporte de carros


 Novos ferries Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi
Novos ferries Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi

Batizados com os nomes do compositor baiano Dorival Caymmi e o líder negro Zumbi dos Palmares, os novos ferries, adquiridos na Grécia, já foram transferidos para o patrimônio do Governo da Bahia e se encontram em preparativos para cruzar o Atlântico, em direção a Salvador, onde serão integrados ao Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho, na Baía de Todos-os-Santos.

As duas embarcações dobrarão a capacidade de transporte de carros e aumentarão em 75% a de passageiros, proporcionando menor tempo de espera nas filas por parte dos usuários. Para o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o governo estadual está fazendo uma “justa homenagem a duas figuras importantes para a cultura nacional e baiana, lembrando as nossas raízes africanas”.

Ele explica que, no momento, estão sendo feitas as adaptações necessárias de mobilidade exigidas pela legislação brasileira. “As duas embarcações já são nossas, tiveram os novos nomes gravados e, logo que possível, a depender também das condições climáticas, estarão operando, possibilitando mais rapidez e segurança no transporte de passageiros e veículos na Baia”.

Alencar prevê, com a modernização do Sistema Ferry-Boat, “novos tempos de desenvolvimento para a economia da Ilha de Itaparica e região, que tem no turismo e na nascente indústria naval, a sua principal atividade”.

Menor percurso

A Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos de Energia Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informa que, atualmente, as embarcações em operação no sistema com maior capacidade de veículos são o Agenor Gordilho e Juracy Magalhães Jr., que transportam 90 carros. Somados, os dois navios gregos transportarão 380 veículos – mais do que os cinco ferries que operam juntos.

Além de aumentar a capacidade, o governo pretende também reduzir o tempo de viagem e de espera. Enquanto hoje o Anna Nery e Ivete fazem o trajeto em 45 minutos, a estimativa é que os barcos novos diminuam o percurso para 35 minutos. O tempo de embarque e desembarque também deve reduzir, porque as novas embarcações têm saída para os dois lados, o que evita manobras.