PEGADINHA DO GALEGO : Construção da ponte Salvador- Itaparica


Governo da Bahia garantiu que a obra estaria pronta em 2013.
Governo da Bahia garantiu que a obra estaria pronta em 2013.

Essa imagem acima é do jornal Bahia Negócios edição nº 157 que circulou no mês de dezembro de 2009. No jornal, recheado de propaganda do Governo do Estado, é sacramentada a construção e término da obra para o ano de 2013. Como sabemos, nada disso aconteceu.

pegadinha do galeloCurioso ainda é que na página 06 do jornal de 2009, o então Diretor da OAS, Sr. Manuel Ribeiro Filho defende com veemência a obra. Anos depois, Manuel Ribeiro torna-se Secretário do Governo Wagner, conduzindo exatamente a pasta responsável pela condução do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, em substituição a Cícero Monteiro.

Inicialmente estimada em 2 Bilhões e com início das obras previstos para 2014, o Governo Wagner já reconhece que a obra necessita de pelo menos 7,4 milhões, bem como será impossível iniciar-se neste ano de 2014. Pro espaço os compromissos!

Em setembro de 2011, no evento realizado na Fundação Luiz Eduardo Magalhães e com costumeira divulgação épica, o secretário de Planejamento, Zezéu Ribeiro festejou o que seria o breve início das obras. Já considerando um fato consumado, Wagner já escolhia o nome da Ponte, disse ele no jornal Tribuna da Bahia de 30.09.11: “Meu desejo é que a ponte seja chamada 2 de Julho. Como democrata, vou consultar as câmaras das duas cidades e a sociedade”. Acredite, a ponte já tinha nome antes mesmo da primeira estaca… coisas de Jaques Wagner!

O mais grave disso tudo é que até hoje não há nenhuma verba orçamentária de tal monta está prevista pra obra, ninguém sabe de onde vem o dinheiro. Mais uma obra que está pronta apenas do YouTube!

Não dá pra dizer que será através de PPP (colocando o risco para o empresário). O negativo exemplo da Fonte Nova com seus prejuízos seguidos já apontam que ninguém vai se arriscar-se nisso.

Pois bem, Wagner e sua equipe fizeram barulho… mas, a Ponte Salvador Itaparica por enquanto é apenas uma… PEGADINHA DO GALEGO !

Pior, tem gente que caiu nela…

Séries de reportagens sobre a PEGADINHA DO GALEGO