Exército pode deixar a região até sexta


Caminhão do Exército circulando pelas ruas de Ilhéus.
Caminhão do Exército circulando pelas ruas de Ilhéus.

O comando da 6ª Região Militar confirmou que o Exército pode retirar, até sexta-feira, 14, toda a tropa da região do conflito com supostos tupinambás, no sul da Bahia.

Desde a tarde de segunda-feira, os mais de 600 homens fazem apenas exercícios de rotina em Ilhéus, Una e Buerarema. As bases de pacificação foram desmontadas e o Exército suspendeu as abordagens na área rural.

As tropas se concentram apenas nas áreas urbanas dos três municípios, em atividades de rotina. O governador Jaques Wagner solicitou aos ministérios da Justiça e da Defesa a permanência das tropas das Forças Armadas no sul da Bahia.

Para isso, precisa ser prorrogado o Estado de Garantia da Lei e da Ordem. A expectativa é de que o despacho presidencial saia até esta quinta-feira. Desde 13 de fevereiro o Exército e as Forças Armadas estão no sul da Bahia.

Chegaram logo após a morte do agricultor Juraci Santana, em Una. Ele foi assassinado a tiros, na madrugada de 11 de fevereiro. O caso é investigado pela polícia civil mas ninguém foi preso, apesar dos suspeitos serem identificados. ( A Região )