O Dedo ( Fálico) republicano


dando-o-dedoNa noite de 1 de março, em pleno Carnaval de Salvador, a Primeira Dama do Estado, Dona Fátima Mendonça resolveu não se comportar como uma “dama”.

Ao lado de seu marido e Governador, após serem anunciados, o casal foram fortemente vaiados pela multidão, Dona Fátima usou da expressão internacionalmente conhecida, que simula a aparência da genitália masculina (no Brasil, ela “deu dedo”).

Ao ser indagado por uma equipe de reportagem o Governador disse achar compreensiva a atitude da mulher, inclusive salientando que “pensou em responder” mas que preferiu se calar a multidão.

É no mínimo curioso que um Governador que repete a exaustão que é Republicano e Democrático não consiga conviver com a crítica mais elementar que existe: a vaia.

Além disso, na qualidade de chefe do executivo, vale lembrar que D. Fátima ocupa cargo no Governo do Estado (presidente das Voluntárias Sociais), deveria então repreende-la ao invés de dar-lhe salvo conduto.

Não é de hoje que a família Wagner dá vexame no carnaval, vale lembrar a entrevista alcoolizado dado pelo Governador a um programa nacional..

Talvez seria o caso então de viajar no período momesco… talvez possa pedir emprestado o jatinho do magnata João Cavalcanti, como fizeram anos atrás, irem a algum lugar aprender de boas maneiras.

Esta é a forma republicana de tratar o contraditório…