O Carnaval, um retrato da incompetência Jabista


Você já viu carnaval sem trio elétrico?

O Carnaval contou apenas com um palco na praça da Catedral de São Sebastião.
O Carnaval contou apenas com um palco na praça da Catedral de São Sebastião.

Nunca na história de Ilhéus se viu um carnaval tão desorganizado e tão fraco. Retrato de um governo incompetente, e de uma secretaria de turismo sem agilidade, sem representação política, técnica junto à iniciativa privada e pública. Dependente exclusivamente dos recursos próprios da prefeitura para realizar o pior carnaval da história de Ilhéus.

No sábado fomos, consumido pela curiosidade, na Av. Soares Lopes ver como ia o carnaval feito nas coxas. Lá constatei que o valor gasto no carnaval com recursos próprios da prefeitura saiu caro para a população, e principalmente para a história de Ilhéus.

Carros particulares com som, tentavam alegrar o carnaval sem trio.
Carros particulares com som, tentavam alegrar o carnaval sem trio.

 

Na Av. Soares Lopes, vimos à alegria popular, ouvindo e recorrendo aos carros particulares com seus equipamentos de som potentes, já que não tinha trios, apenas três mini trios e um palco fixo nas proximidades da Catedral de São Sebastião, com um gerador. A estrutura pífia custou aos cofres municipais, 189 mil reais.

A falta de planejamento da secretaria de turismo e do prefeito Jabes Ribeiro foi tanta, que a licitação para escolha da empresa que ia organizar o carnaval foi feita 48 horas antes no início do carnaval. A Empresa contratada foi anunciada no plenário da câmara 24 horas da licitação, pelos vereadores Lukas Paiva (PMN) e Cosme Araujo (PDT). Alguns cantores locais foram barrados de tocarem no carnaval, antes mesmo de acontecer à licitação pela empresa que vinha a ser a vencedora da licitação, a empresa TMAIS. O Motivo pela exclusão eram que os músicos seriam ligados a vereadores da oposição. A prefeitura de Ilhéus gastou 79 mil reais com as atrações musicais.

População ao redor de um carro particular com som,  opção na falta do trio.
População ao redor de um carro particular com som, opção na falta do trio.

A conhecidíssima Tmais, é alvo de várias denúncias de vereadores e do Blog Agravo, em esquemas na prefeitura de Ilhéus desde o governo Newton Lima até o governo Jabista.

Mas por incrível que pareça existe algo positivo no carnaval de Ilhéus. O ressurgimento dos blocos de bairro, além da forçada valorização do músico nativo, que conseguiram levar um pouco de alegria aos ilheenses, tocando sem saber quando vão receber seus cachês. Acabou o carnaval, agora veremos a luta desses músicos para receberem o suado cachê. A previsão de pagamento seguindo a retrógrada jabista e newtista, somente nos próximo festejos de São João.

Assim caminha Ilhéus, sem planejamento, sem governo, apenas a sombra do que foi no passado.