Exclusivo: Jabes pode ser afastado do cargo e secretária de educação pode cair antes do final do ano


ConferenciaMunicipal        Prefeito Jabes Ribeiro e a secretária de educação , Marlucia Rocha, vão responder por incompetência na Justiça 

A invalidação do ano letivo pelo conselho de educação, caiu como uma bomba no governo municipal, e promete balançar as estruturas do governo Jabista, já que o prejuízo tanto educacional como econômico é incalculável.

A APPI – Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus vem trabalhando em uma ação judicial contra o prefeito Jabes Ribeiro por improbidade administrativa e crime de responsabilidade, e vai pedir o afastamento imediato do prefeito.

exclusivoNa mesma linha segue também o vereador Lukas Paiva (PMN) que vai  pedir o afastamento do prefeito Jabes Ribeiro, da secretária de educação de Ilhéus na justiça e abertura de uma CEI na câmara, que pode ocasionar a cassação de Jabes.

Um advogado conceituado da cidade afirmou ao Blog Agravo que se for configurado crime de responsabilidade, a uma grande possibilidade do prefeito ser afastado do cargo.

“Mas antes mesmo de qualquer ação, o governo deve se movimentar e deve demitir a secretaria de educação antes mesmo do final do ano”, afirmou uma fonte palaciana.

O Clima é pesado, já que a secretária de educação de Ilhéus, Marlucia Rocha, demostrou desconhecer as leis principalmente da Lei Orgânica do Município, constituição federal, e principalmente a lei Art. 1 da Lei 2628/97 , ao afirmar que o conselho não tem poderes para invalidar o ano letivo.

Uma Reunião de última hora foi marcada pelo prefeito Jabes Ribeiro para às 18 horas dessa segunda-feira (23), pegando muitos secretários de surpresa.

De acordo com membros do Conselho de Educação, a culpa pela anulação do ano letivo de 2013 é única do governo municipal, que não promoveu condições para que as escolas funcionassem. A situação das unidades de ensino de Ilhéus é lastimável. A maioria não possui estrutura física adequada e algumas correm até riscos de desabamento.

Via redes sociais, a promotora pública Dra. Karina Cherubin garante que o MP “fez a sua parte”. E completou: “Cabe à sociedade cobrar de quem tem responsabilidade ou irresponsabilidade frente à educação”.

O Início de 2014 promete ser sombrio para o governo Jabes Ribeiro.