Bahia tem o maior aumento da taxa de homicídios em 10 anos, indica Ipea


Do G1  Bahia

Homicidio Entre 2000 e 2010, a Bahia deixou de ser o quinto estado com a menor taxa de homicídios do Brasil para assumir a incômoda 24ª colocação entre as capitais com a maior concentração de assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), relativos a estudo divulgado nesta sexta-feira (20), apontam que a Bahia é o estado que apresenta o maior crescimento percentual da taxa de homicídios da última década. O aumento registrado é de 339,5% , já que a taxa passou de 9,4 para 41,1.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da assessoria de comunicação, afirma que não comenta este tipo de estudo por considerar que as metodologiais aplicadas nas avaliações são pouco precisas. A SSP diz que estados como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, não contabilizam como homicídios os casos de pessoas encontradas mortas com marcas de tiros, sem que as circunstâncias dos crimes tenham sido apuradas.

Segundo o coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia (OSP), Carlos Alberto Costa Gomes, acredita que o grande motivo do aumento da taxa de homicídios na Bahia é ausência de políticas públicas eficientes para combater a criminalidade. “O problema é a gestão que o Estado faz do sistema de contenção da criminalidade. Não tem segredo: os estados que conseguiram reduzir a quantidade de homicídios foram aqueles que mais prenderam”, defende.

De acordo com o sociólogo e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ordep Serra, o crescimento dos homicídios no Nordeste pode em parte ser explicado pela migração de criminosos das regiões “pacificadas” no sudeste. Entretanto, ele também pontua que a falta de políticas públicas eficientes no combate da criminalidade é a maior razão do aumento dos homicídios na última década. “Não há novidades no estudo, sendo que os resultados são totalmente previsíveis. Falta preparo para as policias [militar e civil) – até porque elas não se entendem-, e maior eficiência na apuração dos crimes”, finaliza.