Avaliação da CAPES coloca Programa de Pós-Graduação da UESC entre os melhores do país


PPG-GBM UESC

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, alcançou nota “5” na avaliação trienal 2013 divulgada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação. Esse resultado coloca o curso entre os sete melhores programas de pós-graduação do país e o de maior nota no Nordeste, na sua área. A escala de notas da CAPES varia de 1 a 7, sendo as notas 6 e 7 reservadas para os programas de qualidade internacional.

A elevação da nota do programa em relação a última avaliação trienal feita em 2010 foi comemorada tanto pelo seu corpo docente, discente e administrativo, como por toda a UESC. O coordenador do Programa de Pós-Graduação, Prof. Marcio Gilberto Costa, reuniu os professores e alunos do programa para apresentar a ficha de avaliação da CAPES. O curso recebeu o conceito máximo (Muito Bom) em quatro dos cinco quesitos avaliados. Além do apoio institucional, esse resultado é fruto de um esforço conjunto e contínuo por parte dos docentes e discentes que há muito se comprometeram em elevar a qualidade do programa visando alcançar sempre níveis crescentes de excelência.

Além de colocar o curso em Genética e Biologia Molecular na elite da pós-graduação no país, a nota 5 permitirá ao programa obter mais bolsas de mestrado, doutorado e de pós-doutorado e recursos para pesquisa junto as agências de fomento públicas e privadas. A nota 5 também abre caminho para a participação do PPG-GBM em editais específicos para programas consolidados de nível 5, 6 e 7.

Dez anos após a sua criação, o PPG-GBM  da UESC chega ao nível 5 contabilizando a titulação de 144 mestres e 31 doutores. Atualmente, o programa é formado por um corpo docente de 22 orientadores e um corpo discente de 85 estudantes, entre mestrandos e doutorandos, os quais produziram no último triênio quase duas centenas de artigos científicos em periódicos de relevância na área, além do depósito de quatro patentes.

Para o Prof. Marcio Gilberto Costa, “o desafio agora será o de consolidar a nota 5 e buscar atingir a nota 6 já nas próximas avaliações. Para isso, o programa já estabeleceu como metas para o atual triênio atingir o conceito “Muito Bom” em todos os quesitos avaliados, apresentar indicadores de produção intelectual superiores aos exigidos para o nível 5 e demonstrar inserção internacional, por meio da participação dos seus docentes e discentes em atividades no exterior, como intercâmbios e convênios internacionais, organização e participação em eventos internacionais qualificados e presença de docentes e discentes estrangeiros no programa. Esses são os três principais critérios de qualificação adotados pela CAPES para a obtenção dos conceitos 6 e 7.” afirma o coordenador.

Neste triênio foram avaliados pela CAPES 5.082 cursos de mestrado e doutorado de todo o país, considerando todas as informações prestadas pelos cursos durante os anos de 2010, 2011 e 2012. A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela instituição desde o ano de 1976. Ao longo de quase 40 anos, consolidou-se como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, vários setores governamentais e não governamentais, bem como dos organismos internacionais.