As vaias e o deboche com o povo


Por Jamesson Araújo

Como dizia Nelson Rodrigues:“As vaias são os aplausos dos desanimados” - Foto José Nazal
Como dizia Nelson Rodrigues:“As vaias são os aplausos dos desanimados” – Foto José Nazal

Nunca na história de Ilhéus, talvez nem em qualquer outro município, se viu um início de governo com tanto desgaste junto à população.  O prefeito Jabes Ribeiro tem evitado andar pelo calçadão da Marquês de Paranaguá ou qualquer outro tipo de exposição, preferindo passar mais tempo viajando, principalmente para sua residência em Salvador, do que tentar governar.

Ontem, durante a audiência do Porto Sul, o prefeito foi vaiado por três minutos. Por que o prefeito foi vaiado, já que tem apenas um ano de governo? Foi vaiado por que tem 17 anos governando Ilhéus, e é responsável direto pela derrocada da cidade, principalmente na questão do grande endividamento do município.

Incomodado com o fato, Jabes soltou beijos, ironizando a plateia constituída por muitos que votaram nele. Como dizia Nelson Rodrigues: “As vaias são os aplausos dos desanimados”. É exatamente disso que os ilheenses estão sofrendo, desânimo total com um governo que recebeu mais de R$ 200 milhões em recursos federais em 2013, e não conseguiu fazer o feijão com arroz, como colocar escolas e postos de saúde para funcionar.

O prazo do governo jabista está vencendo, e a população vem cobrando a experiência que ele acumulou durante mais de 25 anos, ocupando cargos eletivos e vendidos, iludindo os eleitores em 2012. Ao longo de um ano, inicio de seu quarto mandato, vemos o município sendo governado por quatro amigos, sob total desconfiança de que o interesse os seus interesses pessoais estão acima de qualquer coisa.

O governo jabista se abraça à projetos faraônicos, de longo prazo. Enquanto isso o desgaste aumenta, e o prefeito continua a soltar beijos de deboches, de quem quer mostrar que a opinião do povo que o elegeu, pouco importa.

Talvez o prefeito ache que as vaias são uma injustiça com o seu governo, devido à fantasia estabelecida pelo seu grupo de que Ilhéus está bem administrada.

A realidade da administração foi traduzida nas vaias que ecoaram no Centro de Convenções.