Prefeitura apresenta maior Réveillon que Salvador já viu


reveillon

O Réveillon Salvador 2014 contará com 18 atrações em quatro dias de festa. Os detalhes da programação e da estrutura da festa foram anunciados hoje (13) pelo prefeito ACM Neto, na companhia do governador Jaques Wagner e do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, em coletiva de imprensa realizada no Sheraton Hotel da Bahia. Pela primeira vez, a festa irá acontecer na Praça Cairu (Cidade Baixa), um dos mais belos cartões postais da cidade. A programação terá inicio no dia 29 (domingo) e segue até o dia 1º de janeiro (terça).

Na grande noite do Réveillon (31), irão subir ao palco Saulo, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Pablo, que vão fazer a festa até o amanhecer. A virada será feita por Gil e Caetano, com uma queima de fogos realizada no píer do Distrito Naval, com duração de 14 minutos. Haverá, ainda, queima de fogos simultaneamente nos bairros do Comércio, Barra, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira, Periperi e nas ilhas de Paramana, Bom Jesus dos Passos e de Maré para brindar a chegada do ano novo. Durante todos os quatro dias, os shows terão inicio às 20h.

A Praça Cairu foi escolhida como local para a realização da festa por conta do impedimento da Barra, que passa por obras de requalficiação. Haverá acesso à praia localizada na Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), na altura do Restaurante Amado, para quem quiser brindar a virada do ano bem próximo ao mar. Três pórticos montados no acesso à festa darão as boas vindas, além de toda a estrutura de serviços públicos de limpeza, transporte e saúde, garantindo conforto e atendimento para quem passar o Réveillon no local.

O prefeito ACM Neto destacou durante a coletiva que a organização do calendário de eventos, do qual o Réveillon faz parte, permitirá que Salvador entre na disputa pelo principal destino de final de ano do país. “Será o evento mais expressiva de fim de ano em todo o país, já que nenhuma outra cidade terá quatro dias de festa. Vamos fazer de Salvador um dos principais destinos de Réveillon e, no próximo ano, voltando para a Barra, vamos disputar com o Rio de Janeiro, que já possui uma tradição na realização da festa”, afirmou, lembrando que a região que abrigará a virada já passou por um conjunto de intervenções para requalificação, a exemplo da Ladeira da Preguiça, onde foi possível realizar melhorias estruturais devido à desarticulação de uma cracolândia com ajuda da Polícia Militar.

Segurança – O governador anunciou que 1,5 mil homens por dia farão a segurança do evento e parabenizou a Prefeitura pela organização do evento. “O mérito é da Prefeitura, que conseguiu firmar parceria com a iniciativa privada para a realização da festa. Sabemos que o poder público precisa da iniciativa privada para promover eventos de grande porte, e que a iniciativa privada precisa do poder público para alcançar seus objetivos. Fizemos uma organização para o policiamento do local para os quatro dias de festa, aproveitando a experiência do Carnaval e do sorteio da Copa, realizado em Sauípe. Todos poderão desfrutar da alegria da Bahia e de Salvador”.

O secretário Bellintani lembrou que aqueles que participarem da festa terão mais conforto, a exemplo dos 20 sanitários em contêineres (cada um terá 10 cabines), que terão ar condicionado e ligação à rede de esgoto, sendo, portanto, um embrião do que acontecerá no Carnaval. Ainda de acordo com o titular da pasta, a parceria com os patrocinadores (Brasil Kirin e Coca Cola) viabilizou a realização da festa.

A Brasil Kirin, responsável pelo pagamento de todos os cachês, idealizou uma latinha específica para o Réveillon na cor laranja, simbolizando a energia da festa. “Teremos menor investimento público do que nos anos anteriores. É uma prova clara que com articulação e estratégia fazemos boas entregas para a cidade. Tivemos aporte importante da iniciativa privada, e isso faz com que sobrem mais recursos para outras atividades, sobretudo para as culturais”, acrescentou o secretário.