Jutahy contesta possível adiamento de lei que obriga instalação de airbag e ABS


Jutahy Magalhães Jr - divulgaçãoDa tribuna, o deputado feral Jutahy Junior (PSDB-BA) criticou esta semana o possível adiamento da obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS nos carros. Conforme destacou, a mudança estava prevista para o dia 1º de janeiro de 2014. O governo alega estar preocupado com o impacto sobre o preço dos carros. Nessa quarta-feira (11), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo está “discutindo questões do equipamento de segurança”.

Para o tucano, a prorrogação da Lei 11.910/2009 é um crime contra a população. “Para a nossa surpresa e para a nossa indignação, nós estamos aqui diante de declarações do ministro dizendo que pode prorrogar até 2016 as mudanças aprovadas pela nova lei. Isso implica em riscos extraordinários para a segurança e para a vida de milhares e milhões de brasileiros”, reprovou.

A lei deu às montadoras um prazo de cinco anos para que pudessem se adaptar às regras. Segundo dados estatísticos do Centro de Experimentação e Segurança Viária citados pelo tucano, os airbags podem contribuir para manter a vida de aproximadamente 500 pessoas por ano e evitar que 10 mil se firam gravemente. “A economia anual, com socorro, chegaria a R$ 315 milhões. Com o freio ABS, os riscos de acidentes diminuem entre 25% e 37%, a depender do automóvel”, destacou.

De acordo com o parlamentar, há um “lobby criminoso” vinculado à indústria automobilística e ao Sindicato dos Trabalhadores ligados ao PT no ABC Paulista. “Nós temos absoluta convicção de que se nós prorrogarmos essa lei, nós estamos prejudicando a população, de uma forma indefensável”, apontou. “E as milhares de vidas que poderiam ser salvas, nos acidentes de trânsito, se os veículos estivessem equipados adequadamente com esses itens de segurança?”, questionou.