Audiência Pública sobre Porto Sul será realizada em Ilhéus no dia 12


ilustração porto sulA audiência pública que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 12, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes, às 19h, vai disponibilizar para a população do município de Ilhéus e de cidades vizinhas, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA),  os Cadernos de Resposta aos questionamentos prévios, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e ainda os estudos complementares que foram realizados pelo governo da Bahia para o projeto do Complexo Intermodal Porto Sul. A audiência tem como principal objetivo desenvolver diálogos com diversos setores da sociedade para dirimir quaisquer dúvidas sobre a implantação do Porto Sul.

A disponibilização dos estudos para consulta popular é considerada importante para garantir a ampla participação dos interessados no processo de licenciamento ambiental. Nessas audiências públicas busca-se discutir os impactos sociais com a criação do projeto a ser instalado na zona litorânea Norte de Ilhéus, por se tratar de um tema de grande interesse para a sociedade, de modo geral.

Desde que foram iniciadas as audiências públicas para se discutir esse projeto, mais de 8.500 pessoas compareceram às convocações, assim como prefeitos regionais, deputados federais e estaduais, entre outros. As audiências vêm sendo realizadas desde 2011 e já ocorreram em cidades da região como Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto e Itabuna.

RELATÓRIOS DISPONÍVEIS – Além da audiência pública, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus (Sema) foi autorizada pelo IBAMA a disponibilizar o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), para a população, no site da Prefeitura de Ilhéus –www.ilheus.ba.gov.br – no link ‘Nosso Município’, no item intitulado “Geografia”, bem como no site do IBAMA- www.ibama.gov.br/

O EIA-Rima também está disponível na sede da Sema, localizada na Avenida Osvaldo Cruz, s/n, bairro Cidade Nova, no período das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas. Outro local de consulta dos estudos é a Universidade Livre do Mar e Mata (Maramata), que fica na Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília, aberta sempre das 7h30min às 17 horas.