Catadores de materiais recicláveis se reúnem com Frente Parlamentar da Bahia


1454685_584771058243459_135723267_nO Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis apresenta à Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, coordenada no estado pelo deputado Marcelino Galo (PT), nesta quarta-feira (04), as Tecnologias Sociais de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.  A audiência pública com os deputados estaduais acontece às 9 horas, no Auditório do Edifício Anexo Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa.

“Os catadores de materiais recicláveis fazem uso de tecnologias sociais da maior importância dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Eles podem, querem e devem ser contratados pelas prefeituras para fazer a coleta e reciclagem dos resíduos sólidos nos municípios. Desta forma, nesta reunião da Frente Parlamentar Ambientalista esses catadores vão apresentar essas tecnologias sociais e mostrar que sabem e são capazes de prestar esse serviço, que não pode ser privilégio das grandes empresas”, defende Marcelino Galo, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa e relator do projeto de lei que Institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos.

Associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a representação Estadual do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, a PANGEA, a Rede CataBahia e entidades ambientalistas também participarão da reunião do GT de Resíduos Sólidos. Marcelino Galo acrescenta que é esperada a presença de mais de 400 pessoas ligadas a atividade. “É importante a participação dos catadores nessa cadeia do lixo, que pode gerar mais emprego, riqueza e desenvolvimento sustentável. Por isso defendemos sua participação na lei que Institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos”, conclui.