Conselho de Educação de Ilhéus aprova calendário de reposição da greve


Grave durou dois meses
Greve durou quase três meses.

O Conselho Municipal de Educação de Ilhéus aprovou o calendário de reposição das aulas para compensar o período de greve. O calendário aprovado prevê apenas a reposição do período de paralisação dos servidores e não contempla os dias em que as escolas da rede municipal ficaram sem funcionar por questões administrativas, já que o governo municipal ainda não apresentou uma proposta de reposição dessas aulas.

Existem casos em que as aulas da rede municipal do ano letivo de 2013 foram iniciadas somente no mês de outubro, o que significa dizer que muitas unidades de ensino ficaram mais de 120 dias letivos sem aulas.  A APPI aguarda uma proposta do governo municipal para compensar essas aulas, já que a lei prevê no mínimo 200 dias letivos e os alunos não podem ser prejudicados pela ineficiência da administração.

De acordo com o calendário aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, no mês de dezembro a reposição será feita nos dias 07, 23, 26 e 27. Já no mês de janeiro a reposição da greve acontecerá no período de 02 a 31, incluindo os sábados dos dias 04 e 18. Em fevereiro as aulas acontecerão nos dias 03 a 28, contando com os sábados de 01 e 15. No mês de março a reposição será nos dias 06 e 07, encerrando o ano letivo.

O calendário prevê ainda que o conselho de classe final será no dia 10 de março e o resultado final será apresentado no dia 11. As férias acontecerão no período de 12 de março a 10 de abril. No dia 11 de abril acontecerá o planejamento na escola e as aulas do ano letivo de 2014 serão iniciadas no dia 14 de abril.