Câmara dos deputados pode votar hoje projeto sobre bancadas dos estados


imgNoticiaUpload1385511100980O Plenário terá sessão extraordinária hoje às 11 horas para votar o Projeto de Decreto Legislativo 1361/13, que anula a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual é alterado o tamanho de bancadas de 13 estados na Câmara dos Deputados para as eleições de 2014.

A resolução aumenta as vagas para deputados federais de cinco estados e diminui as de outros oito. Essa redefinição do TSE levou em conta os dados mais recentes de população divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A resolução também redefiniu as vagas das assembleias legislativas desses estados.

Pela resolução, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira na Câmara dos Deputados, enquanto Paraíba e Piauí terão dois deputados a menos.

Os beneficiados com mais uma cadeira serão Amazonas e Santa Catarina, enquanto Ceará e Minas Gerais ganharão outros dois representantes. O maior beneficiado é o Pará, que ganhará quatro deputados a mais. ( Agência câmara )