Canavieiras terá uma marina de luxo


Píer de madeira e alumínio (5)

Porto Pier Canavieiras (9)

A Prefeitura de Canavieiras recebeu o pedido de concessão de alvará de construção para a implantação de uma marina de alto padrão em frente ao Sítio Histórico. A solicitação da licença foi feita pelo empresário Ernani Nathan Paciornik, líder do Grupo Náutica, que engloba empresas de comunicação e da área de esportes náuticos em vários locais do país.

De acordo com o projeto apresentado, serão implantados três píeres (de alumínio e madeira), totalizando 151 metros de comprimento e 175 m2 de deck, com capacidade para atracar e atender 68 embarcações de médio e grande porte. Ainda fazem parte do projeto, área de apoio para abastecimento e serviços das embarcações e um hotel boutique, em terá.

O projeto da marina prevê uma estrutura para o atendimento de embarcações de luxo – lanchas e iates – de até 100 pés, cumprimento da maioria das embarcações que atualmente são comercializadas. Para isso, foi realizado um estudo da capacidade do calado dos canais de entrada da barra, considerado suficiente para esse tipo de embarcação.

Consolidação do turismo – A implantação do empreendimento consolida – imediatamente – Canavieiras e seu Sítio Histórico como um dos maiores complexos turísticos, com destaque para a prática de atividades náuticas esportivas. De acordo com o prefeito Almir Melo, somente Salvador possui, hoje, uma estrutura do nível da que será sediada em Canavieiras, que poderá ser ampliada de acordo com a demanda.

A marina será um equipamento fundamental para a ampliação das atividades esportivas náuticas, a exemplo da pesca do marlin e turismo de lazer, e transformará Canavieiras numa cidade hospedeira de embarcações de luxo. O projeto da marina também estará ancorado em outros equipamentos turísticos, que serão implantados em outros 14 imóveis do Sítio Histórico e de propriedade do Grupo Náutica.

Destaca o prefeito Almir Melo, que a implantação do projeto da marina é um resgate ao desenvolvimento econômico e cultural de Canavieiras, que se encontra emperrado há cerca de 10 anos, por falta de apoio dos ex-gestores. “O Grupo Náutica é formado por empresas de grande conceito e credibilidade no mercado de comunicação e náutica, que sempre acreditou em Canavieiras e não encontrou a reciprocidade necessária do poder público municipal”, ressaltou.

Ampliação – Com a construção da marina, o atual píer municipal será relocado para uma nova área, para o lado sul da Ponte do Lloyd, nas proximidades do Parque Recreativo Luiz Eduardo Magalhães. Nesse novo píer atracarão as embarcações de pequeno porte que fazem o trajeto Canavieiras-Belmonte, além de outras embarcações de turismo, que passarão a operar oferecendo conforto e comodidade aos usuários.

A implantação da nova marina será decisiva para a adequação de Canavieiras à legislação nacional, especialmente a Lei 7.661-88, que trata do Gerenciamento Costeiro. Para isso, o Poder Executivo Municipal deve elaborar uma legislação específica e enviar à apreciação do Poder Legislativo. “Temos recebido a visita de empresários da área náutica e turística de todo o país, manifestando o interesse de investir em Canavieiras, que deverá se consolidar como um grande polo de turismo da Bahia”, conclui o prefeito Almir Melo.