Operação Santa Luz desarticula garimpo ilegal na Bahia


Polícia-FederalA Polícia Federal desencadeou na manhã de ontem (21/11) a Operação Santa Luz para desarticular um garimpo ilegal de ouro, que funcionava em duas fazendas contíguas, na zona rural de Luz.

Os garimpeiros não dispõem de licenciamento ambiental ou autorização do DNPM, nem recolhem  taxas e tributos relativos ao minério apreendido. A PF cumpre mandado de busca e apreensão na região e, durante a operação, apreendeu os equipamentos utilizados para a lavra do ouro.

O garimpo teve início após a ocupação de duas fazendas por integrantes de um movimento rural de trabalhadores sem-terra que, depois de algum tempo, descobriram a existência de ouro no interior das propriedades. Com a propagação da notícia e com algumas tentativas bem-sucedidas de localização de ouro, houve a afluência de inúmeros garimpeiros ao local, chegando a contar mais de 600 deles.

Os responsáveis pela extração serão indiciados pelo cometimento dos crimes previstos no art. 2º da Lei nº 8.176/91 e 55 da Lei nº 9.605/98. Os intermediários que adquiriam o ouro poderão indiciados pelo delito previsto no art. 180 do Código Penal.