Força-tarefa realiza operação de combate à sonegação fiscal


Desde a madrugada desta quinta-feira (21), a força-tarefa formada pelas secretarias da Fazenda (Sefaz-BA), de Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), e Ministério Público Estadual (MPE) está realizando a Operação Minotauro de combate à sonegação fiscal. A ação acontece simultaneamente em cinco estados: Bahia, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O objetivo é desarticular grupo, liderado por empresário do Pará e  contava com a participação de um outro empresário e de um contador baiano, cujas ações geraram prejuízos aos cofres públicos estimados em R$ 20 milhões. A operação visa cumprir 16 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão nos cinco estados, tendo como finalidade a obtenção dos documentos sonegados à fiscalização. Atualmente, o valor do crédito reclamado em nome das empresas, ou seja, com autos de infração já lavrados, é da ordem de R$ 6,2 milhões.

O empresário baiano envolvido no esquema foi preso dentro de casa, no condomínio Le Prac, no bairro da Paralela. O contador também conduzido pela polícia para a sede da Dececap, em Piatã, onde a dupla está presa à disposição da Justiça.

Participam da Operação Minotauro 86 servidores estaduais, dos quais 24 da Secretaria da Fazenda e 40 da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, 19 da SSP do Rio de Janeiro, além de três promotores de Justiça do Ministério Público da Bahia.