Detetive português acusado de vender dados pessoais sigilosos é preso em Ilhéus


Manuel Luiz Vieira Xufre

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta terça-feira (19) o detetive português Manuel Luiz  Vieira Xufre, 52 anos. Segundo a polícia, ele foi reconhecido pelos policiais frequentando uma pousada localizada no litoral baiano, em Ilhéus, após denúncia feita em reportagem do Fantástico no último domingo (11).

Manuel Xufre teve a identificação confirmada e, após consultar ao sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão preventiva em aberto expedido há 13 dias pela justiça do Estado de Goiás, por crime de receptação. Ele foi preso em flagrante e encaminhamento à Polícia Federal em Ilhéus.

Manuel é acusado de participar de um esquema fraudulento de informações pessoais sigilosas. Ele fazia parte do mercado clandestino que vendia pacote de dados como endereço, RG, telefone, declaração de imposto de renda e senhas de outras pessoas.

A investigação iniciada pelo Ministério Público identificou a quadrilha apontada como responsável por quebrar sigilo das informações pessoais de um juiz que fiscalizava os principais presídios do Rio Grande do Sul. O suspeitos acessaram as informações de acesso exclusivo da polícia e da Justiça.

Segundo a reportagem do Fantástico, um dos envolvidos, um policial militar, alugou a senha de acesso ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado por R$300. ( Informações do Correio da Bahia )