Mutirão do Diabético de Itabuna será levado para todo o Brasil


O projeto do Mutirão do Diabético de Itabuna, que conta com o apoio do Governo da Bahia, será levado para as capitais e principais cidades do Norte/Nordeste. Em seguida, o projeto será estendido para todo o Brasil. O anuncio foi feito pelo presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Milton Ruiz Alves, durante a nona edição do evento, que aconteceu no sábado (dia 9).

Considerado o maior evento de tratamento e prevenção da doença, o Mutirão é promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR) e Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), conta ainda com o apoio da Prefeitura de Itabuna, Universidade Estadual de Santa Cruz, Lions Clube e TV Cabrália/Rede Record.

O Mutirão do Diabético 2013, que teve atendimento médico (exames de olhos, pés e rins) no Hospital de Olhos Beira Rio e a Feira de Saúde na praça Rio Cachoeira, com ações de prevenção, exames de glicemia, pressão arterial, atividade físicas, uso de medicamentos e assistência jurídica; atingiu a marca de 15 mil atendimentos.

Na abertura do Mutirão, Carlos Ernani, um dos diretores do HOBR, disse que “a gente ficava triste quando via Itabuna como a capital da dengue, a capital da violência. Hoje temos orgulho em colaborar para que Itabuna seja reconhecida como a capital brasileira da prevenção de diabetes”. O superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia, Alfredo Boa Sorte, destacou que “o Hospital de Olhos Beira Rio e a Asdita estão de parabéns por essa iniciativa, que mobiliza toda a comunidade”.