Abrigo São Vicente é beneficiado com mutirão da beleza em Ilhéus


Mais de 40 idosos foram atendidos
Mais de 40 idosos foram atendidos

O Lar de Idosos de Ilhéus, o Abrigo São Vicente de Paulo,  recebeu nesta última semana o mutirão beneficente da beleza através da Human Network do Brasil (HNB), durante prática supervisionada da oficina de aperfeiçoamento em Corte e Escova. Mais de 40 idosos foram atendidos, entre homens e mulheres, por cabeleireiras capacitadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Esta prestação de serviço social ocorre ao longo de mais de dez anos em que a HNB passou a realizar cursos profissionalizantes em Ilhéus junto com o SENAC, momento em que o Abrigo São Vicente pode ser contemplado com os mutirões da beleza. Afinal de contas, quem é que não gosta de cortar e escovar os cabelos, fazer as unhas ou barba?

De acordo com a instrutora Elivane da Silva, a proposta inicial é fazer com que as  alunas, já profissionalizadas com o curso de Cabeleireira, tenham a oportunidade  de aperfeiçoar suas práticas de Corte e Escova durante esta oficina, onde 27 pessoas estão se especializando. “Mas na verdade a gente sai com outro aprendizado, que é enxergar a beleza que a idade nos traz. É conseguirmos entender o que acontece com nós mesmos, humanamente”, afirma a instrutora Elivane.

A instrutora explica que inicialmente alguns idosos, principalmente mulheres, apresentaram certa resistência, mas depois acabaram sendo convencidas pelas alunas a dar um ‘upgrade’ no visual. “ Oferecemos fazer as sobrancelhas, mas nenhuma quis. Algumas vieram por livre e espontânea vontade porque queriam mesmo ficar mais bonitas. Outras tiveram resistência, diziam que eram feias, não tinha nada o que fazer nelas, que não tinha jeito. Mas algumas alunas conseguiram convencê-las, brincando com espelhos com elas. Elas não queriam se ver e depois começaram a se olhar e ver realmente que existe uma beleza em todas as idades, e não só na juventude. Foi muito legal. E todas que quiseram, quando acabaram, saíram com a estima bem melhor”, satisfeita disse Elivane da Silva.

Para a cabeleireira e aluna da oficina, Maria Matos, de 24 anos, “é muito bom estar aqui, porque podemos nos aperfeiçoar e oferecer um trabalho social para pessoas que, às vezes, são esquecidas pela sociedade. Então, estar neste mutirão beneficente é muito gratificante”. A aluna, que graças ao apoio de familiares veio de Itarana-BA  para fazer o curso profissionalizante de Cabeleireira através da HNB em parceria  com o SENAC, no Banco da Vitória, em Ilhéus, explica que esta tem sido uma grande oportunidade, ao tempo em que sempre busca novos cursos na área para ampliar seus conhecimentos. “Na medida em que praticamos, nos aperfeiçoamos cada  vez mais, e sempre podemos melhorar. Estou buscando trabalhar em salão para adquirir mais experiência e depois abrir meu próprio negócio. Oferecendo um  serviço de qualidade com certeza eu tenho tudo a crescer. Estudo com os livros do próprio curso e qualquer dúvida eu pergunto as instrutoras, que são ótimas”, disse a aluna.