Professor Soane Nazaré recebe título de Cidadão Ilheense


Professor Soane Nazaré
Professor Soane Nazaré

Considerado uma das grandes personalidades do século XX da área de educação para o Sul da Bahia, o professor Soane Nazaré de Andrade será homenageado com a outorga do título de Cidadão Ilheense pela Câmara Municipal, durante sessão solene nesta quinta-feira, dia 14, às 18 horas, no Plenário Theodolindo Ferreira. Soane foi fundador da Faculdade de Direito de Ilhéus e da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), que originaram a atual Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O título de Cidadão Ilheense foi proposto pelo vereador Alzimário Belmonte (PP), conhecido como Professor Gurita, e aprovado pelo plenário. “A homenagem é uma iniciativa simples se considerarmos a enorme contribuição do Professor Soane para a educação de nosso povo e para o desenvolvimento de nossa região”, afirma o legislador.

Soane Nazaré de Andrade nasceu no distrito de Água Preta, Uruçuca, em 1933, e mudou-se para Ilhéus aos seis anos de idade. Estudou na Escola Afonso de Carvalho e no Instituto Municipal de Educação (IME). Em Salvador, foi aluno do Colégio da Bahia e graduou-se na Faculdade de Direito da Bahia, em 1953. Foi professor no IME, diretor da Penitenciária do Estado da Bahia, chefe de Gabinete do Ministro das Comunicações, Carlos Símas, de 1968 a 1969, e Delegado do Brasil na Conferência das Comunicações Via Satélite em Genebra, Suíça, em 1969.

Como fundador e primeiro diretor da FESPI, atuou de forma dinâmica para o desenvolvimento do ensino superior na região Sul da Bahia, cujo reconhecimento deu ao campus da UESC o seu nome. Em 25 de junho de 1981, tornou-se membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), na cadeira 38, cujo Patrono foi Pethion Villar e o fundador, Flávio de Paula. Foi idealizador e primeiro diretor da Fundação Universidade do Mar e da Mata (Maramata) e criador do Museu do Mar da Capitania, onde implantou políticas para formação de consciência cidadã em benefício da preservação do meio ambiente. Foi também secretário municipal de Governo no terceiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro e candidato a Prefeito de Ilhéus na eleição de 2004.

Filho de Adjovânio Andrade e Selika Nazaré Andrade, casou-se com Heloisa Cavalcante Andrade, com quem teve quatro filhos: Ana Virgínia, Luis Frederico, Soane Jr. e Maria Valéria. Luis Frederico Andrade é o atual diretor da Fundação Maramata, em Ilhéus.