Seminário debate criação de região metropolitana no Sul da Bahia


Acontece em Ilhéus, nesta quarta-feira (13/11), o Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia: Uma Proposta, que tem por objetivo iniciar o processo de discussão, em prol da criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, envolvendo as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos.

A iniciativa de organizar e sistematizar este evento de forma coletiva partiu da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios da Região Cacaueira – AMURC. O Seminário será das 8h30 às 17h, no Centro de Convenções do Hotel Praia do Sol (Av. Tancredo Neves, s/n, Km 0, Rodovia Ilhéus – Olivença. Bairro: São Francisco.

O Seminário será aberto pelo diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e pelos outros dirigentes dos órgãos e entidades envolvidos, em seguida terá a palestra “Gestão de Regiões Metropolitanas”, ministrada por Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa, e coordenador da Rede IPEA e do Projeto Governança Metropolitana no Brasil. Também pela manhã, acontece a palestra “Regiões Metropolitanas e as Funções Públicas de Interesse Comum”, do arquiteto e urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano, Jório José Carneiro Barretto Cruz.

No período da tarde acontecerá a apresentação dos dois artigos: o primeiro será do Secretário de Desenvolvimento (SEDUR), Cícero Monteiro, com a exposição do artigo “Proposta de Delimitação da Região Metropolitana ou Aglomeração Urbana do Litoral Sul”. Depois será a apresentação do artigo da Bahiagás, pelo professor Fernando Cardoso Pedrão – doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia da qual também é docente. O seminário será marcado ainda por uma série de debates sobre os temas apresentados.

Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia: Uma Proposta
Quando: 13/11 das 8h30 às 17h
Onde: Centro de Convenções do Hotel Praia do Sol –  Km 0, Rodovia Ilhéus –Olivença . Bairro: São Francisco