Senadora Lídice da Mata prestigia o 5º Seminário de Saúde e Segurança do Sintepav BA


Senadora-Lídice-da-Mata-prestigia-Seminário.-Na-mesa-BebetoGalvão-e-Vanessa-Vázquez.

Senadora Lídice da Mata prestigia Seminário. Na mesa, Bebeto Galvão e Vanessa Vázquez.

Na tarde de ontem (7),  primeiro dia do 5º Seminário de Saúde e Segurança do Sintepav BA, no hotel Portobello, em Ondina, poder público e trabalhadores da construção pesada participaram de forma plena no diálogo social.

Durante o evento a Senadora Lídice da Mata afirmou que é direito do trabalhador realizar a sua função em um ambiente saudável e que não se sinta pressionado, não tenha algum tipo de transtorno psicológico ou físico. “Todas essas questões debatidas no Seminário dizem respeito essencialmente ao direito do trabalhador brasileiro, e o Sintepav, ao realizar um encontro como esse, trazendo aqui debatedores especializados em saúde e na segurança do trabalho, tanto do poder público e privado, quanto dos representantes da classe trabalhadora, demonstra o compromisso com a vida do trabalhador que ele representa.”

Lídice ainda disse que no Senado há muitas iniciativas que terminam tratando da saúde do trabalhador de alguma forma. “Nós temos uma comissão de assuntos sociais e permanentemente tratamos de projetos de lei que envolvem a saúde do trabalhador, da pessoa em geral e sempre discutimos para que nos possamos fortalecer os recursos para saúde pública.”.

Terceirização e Poder Judiciário

Gabriel-Bitencourt-Desembargadora-Vânia-Chaves-Bebeto-Galvão-e-Gol-da-Mazzur-durante-o-5º-Seminário-de-Saúde-e-Segurança-22

Gabriel Bitencourt, Desembargadora Vânia Chaves, Bebeto Galvão e Golda Mazzur durante o 5º Seminário de Saúde e Segurança.

O tema “Consequências da terceirização nas relações de trabalho e nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores” também esteve em debate no primeiro dia do evento e uma das maiores bandeiras de luta do Sintepav BA é o combate a precarização do trabalho. Quem palestrou sobre o assunto foi Vanessa Vázquez, Especialista em Psicologia Hospitalar e Coordenadora do Serviço de Psicologia Jurídica da Faculdade Ruy Barbosa. Para Vanessa, “terceirização é precarização e o seminário traz discussões para defender o direito a vida, pois é o bem maior a ser defendido”.

Com o objetivo de fortalecer a rede de discussão entre agentes sociais e econômicos que atuam no mundo do trabalho, além de promover a atualização e integração de entidades sindicais e trabalhadores para o fortalecimento recíproco no diálogo social com as empresas e o poder público, o Sintepav convidou a Desembargadora Vânia Jacira Tanajura Chaves – Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região – e os advogados trabalhistas do Núcleo Jurídico do Sintepav BA, Golda Manzzur e Gabriel Bitencourt.

Para a Desembargadora Vânia Chaves, o Seminário realizado pelo Sintepav é muito importante para o diálogo social e a conquista da saúde e segurança no ambiente de trabalho. “Nós estamos juntos com outros atores sociais a fim de construir um elo de cooperação para podermos encontrar respostas eficazes aos desafios da saúde e segurança no trabalho. Esse Seminário é um dos momentos ideias para esse debate.”.

Para Golda e Gaban, os Desembargadores e os Ministros entendem os anseios dos trabalhadores. “Essa aproximação é de fundamental importância para o acesso ao tribunal, assim chegaremos ao denominador comum junto aos trabalhadores.”, disse Golda.