Pronto Socorro do Hospital São José é reaberto


hospital_sao_jose_gallery2

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira, reinaugurou nesta sexta-feira, dia 8, a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital São José, que passou por obras de reforma e ampliação. A solenidade, realizada pela manhã, integrou as comemorações pelo centenário da instituição. As intervenções foram festejadas por diversos representantes da comunidade, já que a unidade beneficia o atendimento público da saúde no Município.

O pronto socorro, que começou a atender o público a partir desta sexta-feira, a partir das 14 horas, foi totalmente reformado e ampliado com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços, aumentando a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. A obra contou com o patrocínio da empresa Bahia Mineração (Bamin) e parte do mobiliário foi doada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Agora, são dois consultórios médicos para atendimento aos usuários do SUS e um consultório para os pacientes que possuem convênio de planos de saúde.

A Unidade de Urgência passa a contar com uma sala específica de parada cardio-respiratória e uma mini Unidade Intensiva (UI), com dois leitos, sala de farmácia, posto de enfermagem e enfermaria de observação. Segundo a consultora técnica da Santa Casa, enfermeira Marleide Figueiredo, o perfil da unidade é de urgência e emergência clínica para adultos. “Ainda não poderemos atender crianças nem emergência cirúrgica”, alertou.

Hospital de Ilhéus

O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, assinou convênio na manhã desta sexta-feira, dia 8, com a diretoria do Hospital de Ilhéus, através do qual a instituição vai disponibilizar seis leitos da novíssima Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis leitos de pós UTI para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio conta com a intermediação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e amplia a rede de atendimento de alta complexidade para a comunidade.

No início deste ano, a população de Ilhéus contava apenas com leitos de UTI instalados no Hospital Geral Luiz Viana Filho. Agora, a partir do esforço conjuntos das secretarias de Saúde do Estado e do Município, a comunidade conta com mais leitos de UTI disponíveis no Hospital São José e no Hospital de Ilhéus.