Prefeitura de Una recebe do Governo do Estado um novo ônibus escolar


Ônibus Escolar

Deputada Ângela Sousa, Secretário Osvaldo Barreto, prefeita de Una  Diane Rusciolelli e o governador Jaques Wagner 

O município de Una foi um dos contemplados com um novo ônibus escolar entregue nesta quinta-feira (07) pelo governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e pelo secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As chaves do novo ônibus para Una foram entregues à prefeita Diane Rusciolelli e à deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e o veículo vai beneficiar os estudantes do município que moram na zona rural, com transporte seguro e de qualidade.

Durante a solenidade de entrega do ônibus a prefeita de Una, Diane Rusciolelli, falou sobre a necessidade do veículo como forma de garantir a segurança e qualidade no transporte escolar para que as crianças, adolescentes e jovens estejam em sala de aula. Já a deputada estadual Ângela Sousa citou as dificuldades que os municípios baianos atravessam para garantir o transporte dos estudantes da zona rural para as escolas da sede e a importância desses novos veículos para conduzir os alunos para os colégios. Ela salientou que além de garantir o conforto, os veículos também estão adequados às condições de trafegabilidade das vias rurais brasileira.

Somente nesta quinta-feira foram entregues pelo Governo do Estado 76 ônibus escolares a prefeitos baianos. Com estes, já são 116 novos ônibus escolares entregues em 2013, por meio do Programa Caminho da Escola, desenvolvido em parceria pelos governos Federal e Estadual, beneficiando os alunos do interior. “Esse investimento é fundamental para nossos estudantes da zona rural. Estamos entregando para essa comunidade ônibus novos, bem equipados, apropriados para cadeirantes. No ano que vem, quero conseguir mais 250 veículos”, afirmou o governador Jaques Wagner.

O secretário Osvaldo Barreto reforçou que o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Governo do Estado, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes. Com quase 11 metros de comprimento, os ônibus entregues comportam 55 alunos sentados. Um dos pontos de destaque é a acessibilidade.  Os veículos possuem Plataforma Elevatória. Os elevadores são equipados com controles de acesso rápido, facilitando a entrada e a saída do aluno com cadeira de rodas, que tem um espaço reservado no interior do veículo.