CPI do Tráfico de Pessoas na Bahia inicia seus trabalhos na Al-Ba


IMG_2867

Na manhã desta terça-feira (05) um encontro entre parlamentares da Assembleia Legislativa deu inicio aos trabalhos da CPI do Tráfico de Pessoas na Bahia. Durante 120 dias, a nova Comissão irá debater e propor formas de combate ao crime.

O primeiro encontro reuniu além da presidenta Luiza Maia, o vice-presidente da Al-Ba e membro titular da Comissão de Direitos Humanos, Yulo Oiticica (PT). Para o parlamentar, a criação da CPI é um avanço na luta de combate a triste realidade da Bahia, que ocupa hoje o terceiro lugar no ranking dos estados que mais traficam pessoas.

“Estamos aqui para defender , denunciar e acabar com o tráfico de pessoas, independentemente para qual destino, seja trabalho escravo, exploração sexual ou tráfico de órgãos. O que está em foco é uma realidade que precisa urgentemente ser mudada”, afirma o petista.

Proposto por Oiticica, os membros da Comissão devem avaliar ainda nos próximos dias a realização de uma parceria com órgãos de combate ao tráfico de pessoas como Defensória Publica, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Policia Federal e o Centro de Defesa a Criança e o Adolescente (Cedeca).

“Acredito que só assim poderemos dar um atendimento de qualidade às vitimas e evitar que o crime se propague”, ressalta Yulo.

Atualmente, o tráfico atinge cerca de 4 milhões de pessoas em todo planeta, principalmente voltada para o mercado de prostituição e pedofilia, onde o principal alvo são as mulheres.