Novo diretório municipal do PT de Ilhéus será eleito no dia 10


 Professora Carmelita
Professora Carmelita

Candidata a prefeita nas últimas eleições em Ilhéus, a professora Carmelita Oliveira será eleita a nova presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). A eleição acontecerá no próximo dia 10 de novembro, das 9 às 17 horas, na Câmara de Vereadores, e deve mobilizar mais de mil filiados em Ilhéus e mais de 100 mil petistas nos 417 municípios do estado, conforme anunciou a direção municipal do PT.

Em Ilhéus a eleição acontecerá em chapa única, já  que os militantes entenderam a necessidade no momento de união e de fortalecimento do partido, que ao longo dos anos tem demonstrado um significativo crescimento na cidade. Apesar de ser chapa única, a candidata Professora Carmelita destaca a necessidade da participação de todos nas eleições diretas do PT, numa demonstração de cidadania e democracia, já que os militantes também estarão escolhendo os seus dirigentes estadual e nacional.

Na Bahia cinco chapas estão na disputa presidência do diretório estadual do PT. A primeira “O partido é a militância”  é encabeçada por Hipólito. A segunda “Partido de lutas e de mudanças”; tem como candidato o secretário estadual de organização do partido, Everaldo Anunciação. A terceira “Partido mais forte”,  é a do vice-presidente da ABI- Associação Baiana de Imprensa, Ernesto Marques. Liderando a quarta chapa “Militância socialista”; está Wanderson e a quinta chapa “Constituinte, terra, trabalho e soberania”, tem como candidato a presidente Lourival Tranquilo.

O presidente estadual do partido, Jonas Paulo, destaca a importância do voto direto: “O PT é o único partido que faz eleição direta, onde o voto do filiado por maior que seja seu cargo, senador, deputado ou presidente, se iguala ao voto do filiado. Que milita na associação do bairro, sindicato ou diretório estudantil, onde a democracia e a cidadania plena nós aprendemos a partir da nossa casa”.

Jonas Paulo enfatiza que no partido nunca houve unanimidade e é  na sua pluralidade que reside à vitalidade do partido que não  é apenas uma legenda, mas sim uma instituição viva pulsante com projeto político e vida democrática interna. Sobre seu mandato que se encerra no final do ano ele avalia que será consolidado com a eleição de 10 de novembro, “pois no PT só há uma reeleição e tenho a consciência singela de dever cumprido ao partido e a democratização do nosso Estado”, concluiu.