Câmara de Turismo cobra mais investimentos em energia elétrica


Reunião Costa do Cacau em Canavieiras Foto Walmir Rosário (27)

Os constantes cortes no fornecimento de energia elétrica nos municípios que integram a Câmara de Turismo da Costa do Cacau foi um dos temas da reunião realizada nesta quarta-feira (30), em Canavieiras. O problema, considerado recorrente, tem sido alvo de inúmeras reclamações de moradores e empresários, notadamente os do segmento do turismo.

Convidada a participar da reunião pela presidente da Câmara de Turismo, Mari Gandara, a gestora de atendimento regional da Coelba, Adriana Teodoro, ouviu as reclamações dos conselheiros da Câmara e dos empresários. Acompanhada de assessores técnicos, a gestora falou sobre os serviços disponibilizados para a região e ressaltou o plano de investimentos para os municípios do Sul da Bahia, notadamente da Costa do Cacau.

Entre as reclamações mais constantes estão as “quedas” no fornecimento de energia elétrica e os consequentes prejuízos causados pelos defeitos e até “queima” de aparelhos elétricos. Segundo os empresários, os contínuos problemas no fornecimento já fazem parte do cotidiano e alguns deles nem prestam reclamações por entenderem como “normais” na prestação do serviço.

Em Canavieiras, as constantes “quedas” de energia elétrica tem sido alvo de protestos por parte dos consumidores – moradores e empresários –, que já solicitaram a intervenção do poder público municipal junto à Coelba. Além das diversas mediações, o prefeito Almir Melo encomendou um estudo à Procuradoria Jurídica, no sentido de ingressar com uma ação jurídica contra a empresa fornecedora de energia Elétrica.

A gestora da Coelba, Adriana Teodoro, ouviu atentamente as reivindicações e explicou que a empresa tem como meta prestar um serviço de distribuição de energia elétrica com qualidade. Adriana disse, ainda, que credita o volume de problemas ocorrerem nos finais de semana, devido ao uso pleno dos equipamentos. Também solicitou aos seus técnicos uma verificação in loco, nos locais relatados.

Interrelacionamento – Explica a presidente da Câmara da Costa do Cacau, Mari Gandara, outros assuntos abordados durante a reunião foram a participação da Câmara de Turismo da Costa do Cacau no Fórum Estadual de Turismo que será realizado no dia 22 de novembro próximo, na cidade de Juazeiro (BA), e as ações de marketing com vistas à divulgação do turismo na Costa do Cacau. Paralelamente ao Fórum, ocorrerá um encontro entre as Câmaras de Turismo da Costa do Cacau e do Vale do São Francisco, para a troca de experiências.

Uma das ações promovidas pela Câmara de Turismo da Costa do Cacau foi a elaboração de um folder contendo material publicitário para divulgar as atrações e os equipamentos disponíveis nos municípios que integram a Costa do Cacau. Esse folheto, segundo o secretário municipal do Turismo de Canavieiras, Fernando Volpi, será uma excelente ferramenta de marketing para a apresentação dos atrativos da região.

A solenidade de abertura da reunião da Câmara de Turismo da Costa do Cacau contou com a participação do Grupo de Dança da Apae de Canavieiras, que apresentou a Dança do Pescador, e do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, com a dança típica italiana da Tarantela.