Cenário político estadual coloca Jabes e Cacá em lados opostos


Por Jamesson Araújo

jabes-e-cacá2

Pelo menos nas eleições de 2014, o prefeito Jabes Ribeiro, integrante da cúpula estadual do Partido Progressista (PP), vai apoiar a candidatura do Partido dos Trabalhadores ao governo da Bahia. O PP pleiteia espaço na chapa majoritária ou ao Senado.

Em 2012, o governador Jaques Wagner não desceu em Ilhéus, contrariando a candidatura de seu partido, que tinha o nome de Carmelita, assim  fortalecendo os laços  com o aliado Jabes Ribeiro.

Em 2012, veremos inimigos da política municipal no mesmo palanque, como é o caso de Jabes e Carmelita (PT).

Já o vice-prefeito, Cacá Colchões, é afilhado político do prefeito de Salvador, ACM Neto, e presidente do PMDB local. A provável união entre DEM e PMDB para a sucessão de Jaques Wagner é discutida juntamente com outros partidos de oposição como o PSDB, e é uma realidade.

O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) e  Cacá Colchões articulam, em Ilhéus, com lideres comunitários e vereadores, apoio à oposição estadual. Muitos dos sondados são aliados ao governo Jabista.

Vereadores como Rafael Benevides (PP) e outros da base,  já demonstraram que não vão pedir voto para a candidatura petista.

Na visão de alguns políticos, a situação do prefeito Jabes em demonstrar força em 2014 requer cuidados ainda em 2013, já que vem tomando bolas nas costas dentro do seu próprio governo, principalmente de jabistas de carteirinhas que demonstram grandes insatisfações com o governo estadual e federal do PT.

Segundo um deputado de oposição, hoje, a vinculação de qualquer candidato ao prefeito Jabes Ribeiro é uma burrice sem tamanho. Salientando que o desgaste do prefeito bate na casa dos 78%.

O deputado salienta  que com o poder nas mãos, qualquer político levanta votos para aliados, como foi o caso do ex-prefeito Newton Lima, que colocou a máquina pública a serviço da candidatura petista e acabou que, na reta final da eleição, encorpou a candidatura de Carmelita.

As peças do xadrez foram colocadas no tabuleiro e o jogo só termina em outubro de 2014.