Interior da BA vai receber 97 novos juízes


Comarcas do interior da Bahia receberão 97 novos juízes na próxima terça-feira. Os magistrados foram aprovados em concurso público iniciado no ano passado e tomam posse após concluírem curso de formação.

Apesar da posse de novos juízes, 103 municípios ainda ficarão sem magistrados. Mais de um terço deles é formado por mulheres. 36 magistradas no total.

 Dos mais de 90 novos juízes, dois vão atuar na comarca de Itabuna. Leandra Leal Lopes foi designada para a segunda Vara Criminal e Mariana Ferreira Spina para a primeira Vara Criminal.

A comarca de Itabuna tem déficit de mais de 10 juízes, segundo levantamento da subseção local da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Várias varas funcionam com juízes substitutos, o que faz atrasar o andamento dos processos.

Outros municípios do sul da Bahia que tiveram juízes nomeados são Aurelino Leal, Buerarema, Coaraci, Itacaré, Una, Ubatã, Ibirapitanga e Ilhéus.

Em Ilhéus, o juiz Vitor Souza Cunha foi dignado para a Primeira Vara Criminal e a magistrada Adriana Quinteiro Bastos Silva para a Primeira Vara da Fazenda Pública.( A Região )