Água no Chopp? CT em Porto Seguro só ficará pronto depois da Copa do Mundo


estadio

Edital da reforma de estádio prevê conclusão das obras para depois da final da Copa. Em tese, o local seria utilizado como centro de treinamento. Secretaria justifica investimento e fala em legado

A Fifa divulgará, no fim do mês, o catálogo definitivo de centros de treinamentos (CTs) de seleções para a Copa do Mundo — são os locais onde as equipes terão de montar base e permanecer enquanto durar a competição. Na relação, constará o Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Porto Seguro (BA).  Hoje, no local, há apenas escombros do antigo campo, que começou a ser demolido há duas semanas.

A utilização do lugar como centro de treinamento está prevista desde o ano passado, mas a licitação só foi divulgada na última segunda-feira. A reconstrução do estádio de Porto Seguro não tem data certa para começar. As 49 páginas do edital indicam que a obra dificilmente ficará pronta antes de o Mundial começar. Apesar disso, a Secretaria Extraordinária da Copa na Bahia (Secopa-BA) espera empenhar R$ 3.132.224,61 na reforma.

Na hipótese de que todos os cronogramas sejam cumpridos à risca e o estádio comece a ser construído no dia seguinte à assinatura dos contratos, o futuro CT será entregue em 1º de setembro de 2014, após nove meses de obras. E exatamente 50 dias depois da final da Copa do Mundo.

As contas da Secopa-BA são outras. Para o coordenador de relações internacionais e esportivas da pasta, Marco Costa, a demora na divulgação do edital de concorrência não atrapalha as ambições de Porto Seguro em atrair grandes seleções. “Prevemos duas etapas. As exigências da Fifa nós vamos atender até março. A parte do legado vai ficar para depois da Copa”, disse ao Correio.

Apesar da declaração, o cronograma do estádio não estabelece tais etapas. Para o sexto mês de obra, por exemplo, estão previstos a pavimentação externa, a pintura e o tratamento do gramado. Quatro seleções visitaram Porto Seguro para conhecer o local: Alemanha, Austrália, Suécia e Noruega.

Da Namidia com Informações do Correio