Governo Dilma tenta culpar médicos por mazelas da saúde, critica Jutahy Junior


Jutahy-Junior-Foto-George-Gianni-PSDB--300x199Em pronunciamento nesta sexta-feira (18), data em que é comemorado o Dia do Médico, o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) parabenizou a categoria e disse que, especialmente este ano, se solidariza com estes profissionais. Segundo o tucano, o governo da presidente Dilma decidiu satanizar a categoria e transformá-la em bode expiatório de todas as mazelas e graves problemas da saúde no Brasil.

“Nada mais injusto e fora da realidade. Nada mais contraria aquilo que a população vê no médico em relação à realidade brasileira: bons profissionais – essa é a regra da atividade do exercício da profissão no nosso país”, destacou da tribuna. Para ele, os médicos brasileiros, principalmente os do interior, prestam serviços de qualidade, mesmo enfrentando as mais diversas dificuldades.

Jutahy destaca que o governo sabe que a população aponta, nas pesquisas, sobre a grave situação do setor no país. Pesquisa realizada em julho pela Confederação Nacional da Indústria (CNI-Ibope), em 434 municípios, mostra que 77% dos entrevistados assinala a saúde como maior preocupação. “E diante desta resposta, o Planalto resolveu fazer com que a culpa não fosse dele. Retirou dinheiro da saúde, diminuindo a participação nos entes federados. O governo federal baixou em mais de 10 pontos percentuais a sua participação no período do Lula e da Dilma, reduzindo de 55% para 45%. Como é que se pode cobrar melhoria da saúde pública no âmbito federal se o governo retira dinheiro?”, questionou.

Sobre a medida provisória que cria o programa Mais Médicos, aprovada este mês na Câmara, Jutahy lembrou que o país precisa de mais profissionais. No entanto, o parlamentar classificou a iniciativa petista de “demagógica” e “irresponsável”. De acordo com o parlamentar, foram rompidos todos os escrúpulos desse governo na hora que traz médicos de Cuba em regime de semiescravidão.

Segundo Jutahy a aceitação de médicos em condições análogas a da escravidão fere os princípios elementares de defesa dos valores democráticos de respeito aos contratos e a legislação do país. De acordo com o tucano, os médicos cubanos recebem mil reais, enquanto os brasileiros ou estrangeiros que vieram trabalhar no programa embolsarão R$ 10 mil.

De acordo com Jutahy, a estratégia do governo é se manter no poder, e segundo ele, usa o Mais Médicos como instrumento de marketing politico. Parabéns aos médicos e nossa solidariedade contra este governo que só deseja criar um inimigo para passar a ideia que está enfrentando o problema, mas que na verdade está criando novos problemas”, pontuou.