Fabio Magal solicita unidade móvel de atendimento da Urbis


Bairro Hernani Sá

No último dia 9 de outubro, o vereador Fabio Magal fez um requerimento à mesa diretora da Câmara de Ilhéus. Ele pediu o envio de uma correspondência ao Sr. Cícero de Carvalho Monteiro – Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, para que o governo estadual disponibilize uma unidade móvel de atendimento da URBIS (Habitação e Urbanização da Bahia S.A).

A ideia é que a unidade possa atender os mutuários no processo de regularização dos imóveis localizados no bairro Hernani Lopes Sá, em Ilhéus. Isso vai garantir que os proprietários tenham acesso a documentos importantes, como a escritura do imóvel.

O bairro (antiga Urbis I e II) existe há 26 anos. Apesar disso, muitos moradores ainda lutam para regularizar suas propriedades. Em 2002, todos os imóveis do Hernani Sá foram anistiados, após a publicação da Lei Estadual nº 8.209. Esse instrumento legal anistiou todas as dívidas, extinguindo prestações vencidas e futuras.

No entanto, os habitantes do bairro ilheense não têm acesso fácil às unidades da URBIS. O posto de atendimento mais próximo fica em Vitória da Conquista. Isso dificulta os esclarecimentos sobre o que cada proprietário deve fazer para regularizar seu patrimônio.

No site da URBIS, está previsto que unidades móveis serão enviadas às cidades distantes dos postos de atendimento.

Por isso, segundo Fabio Magal, o objetivo do seu pedido é trazer os técnicos da URBIS à Ilhéus, para que os moradores do Hernani Sá tenham acesso ao posto de atendimento móvel e, com isso, possam superar os obstáculos que ainda atrapalham a regularização jurídica das suas casas.