Deputada destaca importância da Diocese de Ilhéus nos 100 anos de evangelização


Foto Cristiano Cruz Bispo e Deputada Angela1A Diocese de Ilhéus está completando neste domingo, dia 20 de outubro, 100 anos de existência. Para comemorar a data, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia uma moção de congratulações destacando o importante papel desenvolvido pela Diocese de Ilhéus nesse seu primeiro centenário. “São 100 anos de evangelização, serviço social, resgatando vidas, renovando a fé e levando a todos a verdadeira alegria e paz através dos ensinamentos e do exemplo de Jesus Cristo”, justificou a deputada.

De acordo com Ângela Sousa, a Diocese de Ilhéus cumpre um valoroso papel na sociedade regional, não somente por toda a sua história, mas também pela sua inegável importância na construção de uma sociedade melhor, mais irmanada e fraterna. “Por esse motivo é que decidimos conclamar a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para que não somente aprovasse a moção de congratulações, mas que pudesse se unir às comemorações dos 100 anos de existência da Diocese de Ilhéus, uma igreja que cresce na fé, que leva esperança e palavras de amor a todos e que segue consciente a cada dia do seu papel e da sua missão de fiéis evangelizadores”, destacou

Na moção de congratulações a deputada estadual Ângela Sousa realçou a história da Diocese de Ilhéus, uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana no estado da Bahia, sediada no município de Ilhéus, que foi criada pela bula Majus Animarum Bonum do papa Pio X, em 20 de outubro de 1913. “Hoje a Diocese de Ilhéus está completando 100 anos e seguindo os ensinamentos deixados por Jesus Cristo de evangelizar, traz no seu centenário o tema – O que vimos e ouvimos, nós anunciamos. Esse é o verdadeiro papel, o compromisso de todo cristão”, explicou.

Atualmente a Diocese de Ilhéus é composta de 40 paróquias, sendo que 13 delas estão na cidade de Ilhéus. São elas: Nossa Senhora Aparecida, Malhado; Nossa Senhora da Conceição (Banco da Vitória); Nossa Senhora da Escada (Olivença); Nossa Senhora de Guadalupe (Alto Boa Vista); Nossa Senhora das Vitórias (Bairro Nossa Senhora das Vitórias); Sagrado Coração de Jesus (Iguape); Santa Rita de Cássia (Conquista); Santa Teresinha (Avenida Esperança); Santo Antônio (Barra); São Francisco de Assis (Nelson Costa); São João Batista (Pontal) e São Jorge e Catedral (Centro).

As demais paróquias estão localizadas nos municípios de: Almadina; Aurelino Leal; Barra do Rocha; Barro Preto; Camamu; Coaraci;  Gandu; Gongogi; Ibirapitanga; Ibirataia; Igrapiúna; Ipiaú; Itacaré;  Itamari; Itajuípe;  Itapitanga; Ituberá; Maraú; Nova Ibiá; Piraí do Norte; Teolândia; Travessão; Ubaitaba; Ubatã; Uruçuca e Wenceslau Guimarães. A sede da Cúria Diocesana é comandada pelo bispo Dom Mauro Montagnoli, que tem desenvolvido um trabalho de fé, seguindo a missão de pregar a palavra e levar a todos o evangelho.