SAMU de Ilhéus amplia atendimento com quatro novas ambulâncias


Novas ambulâncias do SAMU – Foto Roberto Santos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) sediado em Ilhéus recebeu, na manhã desta terça-feira, dia 15, quatro novas ambulâncias que vão beneficiar a população do município e, ao mesmo tempo, fortalecer o processo de regionalização do serviço de emergência em saúde.

Segundo o coordenador regional do serviço de atendimento móvel, Walbert Silveira, os novos equipamentos estarão em operação a partir desta quarta-feira, dia 16. O secretário estadualainda entregou uma unidade móvel de saúde ao prefeito de Arataca, Fernando Mansur, que também prestigiou a solenidade. Jorge Solla ressaltou o pioneirismo do atendimento de urgência em Saúde pelo SAMU, cuja implantação do serviço no país completa 10 anos.

Dentre as novas ambulâncias, uma é UTI móvel (com médico, enfermeiro e equipamentos avançados) e as demais são unidades básicas, com condutor socorrista e técnico em enfermagem. A depender da necessidade do município e das cidades que integram o processo de regionalização do SAMU, as unidades básicas poderão ser utilizadas como avançadas.

Vinte municípios integram a macrorregião do SAMU, cuja regulação será feita pelo município de Ilhéus. Contarão com unidades móveis próprias as cidades de Santa Luzia, Cairu, Arataca, Una, Gandu, Maraú, Valença, Uruçuca, Itaperoá, Camamu, Itacaré e Piraí no Norte.