Projeto contempla urbanização da orla canavieirense


Urbanização da Orla (1)

O projeto da primeira etapa da urbanização da Orla da Ilha da Atalaia, em Canavieiras, foi entregue na tarde de segunda-feira (14), pelo prefeito Almir Melo, na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em Itabuna, a Marcus Vinícius Nascimento e Antônio Francisco Almeida. Esta etapa do projeto abrange dois trechos da Praia da Costa, compreendendo trechos das avenidas Beira-Mar (um quilômetro) e Tucunaré (dois quilômetros).

A urbanização da Orla terá um custo de R$ 3 milhões, oriundos do Ministério do Turismo, com contrapartida do Município. Informa o secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, que serão executados os serviços de infraestrutura de pavimentação com blokret intertravado, além de construídos passeios e ciclovias ao longo dos trechos das avenidas contemplados com o projeto.

Na opinião do prefeito Almir Melo, o investimento a ser realizado na orla canavieirense proporcionará melhorias para a economia da cidade, ampliando os postos de trabalho para toda a cadeia produtiva do turismo. Com a urbanização, também serão implantados novos equipamentos turísticos, a exemplo de pousadas, restaurantes e cabanas de praias, ao longo dos trechos beneficiados.

A nova orla também trará benefícios para a população, principalmente para os que costumam utilizar aquela área da cidade para a prática de atividades físicas, como o ciclismo e o jogging. “Nossa orla é um local privilegiado e a cada dia cresce sua utilização pelos moradores e pelos turistas que procuram nossa cidade para o seu lazer”, comenta o prefeito Almir Melo.

Turismo em alta – Canavieiras é uma cidade com riquíssimo potencial turístico com destaque para a beleza de suas praias, seus ricos manguezais, monumentos históricos, entre eles a arquitetura do seu casario. Entre os eventos turísticos tradicionais estão a Festa Nacional do Caranguejo, a Pesca Internacional do Marlin Azul, e a riqueza da biodiversidade, sendo um dos berços de uma árvore da espécie Buchenavia hoehneana, árvore brasileira extremamente rara, nativa da Mata Atlântica e só encontrada nos estados da Bahia (Belmonte e Canavieiras), Rio de Janeiro e São Paulo (Parque do Itatiaia).