Agricultores da região de Cururutinga Investem na produção de abacaxi


Apoio agricultores de Cururutinga - Foto Cristiano Cruz

Pequenos agricultores da região de Cururutinga, na zona rural de Ilhéus, estão apostando na produção de abacaxi como alternativa de geração de renda. Para isso esses agricultores foram capacitados sobre as formas de manejo e produção e receberam da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), não somente a qualificação, como também 12 mil mudas de abacaxi da variedade vitória, uma espécie resistente à fusariose, a principal doença da fruta, causada pelo fungo fusarium subglutinans.

Todo esse trabalho de capacitação e busca das mudas recebeu o apoio da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que procurou a ADAB, junto com a Associação de Moradores e Agricultores de Cururutinga, para pedir o apoio do órgão na garantia da diversificação agrícola dessa região. De acordo com a deputada estadual, os pequenos agricultores regionais tem demonstrado o interesse em investir não somente na diversificação, mas na busca de qualificação para produzirem ainda mais. Para isso é preciso contar com o apoio de órgãos públicos que poderão oferecer o apoio técnico e também as mudas para que esses agricultores possam iniciar os cultivos. Além disso, Ângela Sousa destacou que aliada a essas ações é preciso buscar maneiras de melhorar e garantir a manutenção das estradas para possibilitar o escoamento da produção.

As 12 mil mudas de abacaxi vitória foram plantadas num jardim clonal na propriedade da agricultora Rozália Landemberg, que acredita na produção como uma alternativa para garantir mais renda para os produtores. O trabalho de plantio foi feito pelos próprios agricultores e as mudas pertencem a todas as famílias envolvidas no projeto. Como cada uma das plantas gera em média de 7 a 8 mudas, a expectativa é que dentro de um ano e meio sejam geradas cerca de 85 novas mudas de abacaxi, que serão distribuídas entre as 12 famílias que fazem parte do projeto da Associação de Agricultores de Cururutinga que também foram capacitadas para o cultivo da fruta.

O clima entre os produtores da região de Cururutinga é de otimismo e muita esperança. Gente como a agricultora Maria Francisca da Silva, que tem apostado na produção do abacaxi vitória para alternativa de renda. A deputada estadual Ângela Sousa visitou a área do jardim clonal de Cururutinga e disse estar satisfeita com o trabalho desenvolvido pelos agricultores. Para ela, basta que os agricultores tenham incentivos e capacitação para garantir assim o aumento da produção. O objetivo agora é levar essa experiência para outras associações do sul e extremo sul da Bahia.